A advocacia da subseção de Rio Verde contará em breve com um novo prédio da loja da CASAG e do escritório compartilhado que, gratuitamente, atenderá os mais de 1,5 mil advogados e advogadas locais que necessitarem de espaço para realizarem reuniões e atendimentos com cliente. O investimento é de mais de R$ 600 mil.
Esta é a meta do presidente Alessandro Gil Moraes Ribeiro. Aos 48 anos, o criminalista ocupa a presidência da subseção pelo segundo mandato e tem, novamente, o avanço na infraestrutura local e a defesa das prerrogativas como parte de seu plano de gestão.
“Nosso projeto maior é continuar inovando e avançando, fazendo com que a OAB Subseção de Rio Verde galgue, a cada dia, novos degraus, continuando a ser admirada e respeitada a nível regional e estadual, bem como proporcionando à advocacia aqui inscrita, condições dignas para o exercício profissional”, afirma.
Na primeira gestão (2019/2022), Alessandro ressalta a entrega da nova sede; quiosque para confraternizações; duas quadras de areia; parque infantil; drenagem da área de preservação permanente; 400 metros de calçada em torno da sede; escritório virtual para realização de audiências telepresencias, sustentações orais e lives; reformas das salas da OAB no fórum de Rio Verde, Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Fórum de Montividiu; entrega de parlatórios na penitenciária de Rio Verde; aparelhos de ar-condicionado nos parlatórios da CPP; interfones nos parlatórios das unidades prisionais.”
“Assim, na primeira gestão, colocamos a casa em ordem e passamos a oferecer uma estrutura invejável para que todos os advogados e advogadas inscritos(as) na nossa Subseção possam ter condições de trabalho condizentes com a grandeza da advocacia. Nosso projeto agora é servir a tempo e à hora toda a classe, ouvir e atender. Precisamos estar sempre atentos às necessidades da advocacia em início de carreira, à mulher advogada e à advocacia sênior, afinal de contas advogados e advogadas são o maior patrimônio da OAB-GO.”
Desafio
Alessandro destaca que, institucionalmente, o desafio mais urgente é a efetivação de juízes nas varas que encontram-se desprovidas na Comarca de Rio Verde. “A 1ª Vara Criminal e o Juizado de Violência Doméstica encontram-se desprovidos atualmente de juízes titularizados. Enfrentamos ainda gravíssimos problemas relacionados à 2ª Vara Cível, que teve um juiz titularizado recentemente, entretanto, o grande acúmulo de processos na vara, torna necessário medida do TJ-GO no sentido de designar juízes auxiliares para a vara enquanto perdurar a ausência de celeridade.”
Para tanto, ele ressalta que os advogados da região contam com o trabalho da OAB-GO. “Certamente reconhecem que a nossa entidade caminha ombreada com eles, lutando incansavelmente na defesa dos seus direitos e prerrogativas. Estamos conseguindo unir advogados e advogadas, abrindo as portas da Subseção para toda a classe, que trabalha conosco através das nossas comissões temáticas.”
“Aqui em Rio Verde a nossa advocacia é preparada e qualificada. Espero que no cenário global, possamos sempre seguir em frente, sendo reconhecidos pela importância que a nossa profissão merece ser vista e reconhecida. E como diz o nosso Presidente Rafael Lara Martins: “Não nos peçam silêncio, somos a advocacia!”