O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Macel Félix Caixeta, e o advogado José Manoel, presidente do Sindicato Rural de Vianópolis, estiveram hoje na sede administrativa da OAB-GO para pedir o apoio da instituição para o movimento dos produtores rurais que tem percorrido todo o Estado. A atual situação dos produtores em Goiás e os dados referentes ao prejuízo que atinge a agricultura em todo o país foram apresentados ao presidente da seccional, Miguel Ângelo Cançado. Os produtores protestam contra os juros altos, a falta de regulamentação do seguro agrícola pelo Governo Federal, a ausência de recursos para a agricultura e de uma política agrícola que beneficie o setor.
O presidente da OAB-GO, Miguel Cançado disse que a instituição se preocupa com a crise agrícola que assola o país e tem provocado manifestações por parte dos produtores e autoridades do setor. Ele convidou o presidente da Faeg para apresentar aos conselheiros da Ordem, na próxima sessão plenária, os números e estatísticas referentes à crise no campo.
A seca que atingiu o Sul do país no ano de 2003 e a Ferrugem Asiática que danificou grande parte das plantações no Estado contribuíram, segundo Macel Félix, para o agravamento da crise. Além de todos esses fatores, concorremos hoje com os países mais ricos do mundo, onde a agricultura recebe altos investimentos e subsídios do Governo. Nesta quinta-feira, 25, termina o prazo estipulado pelo presidente Lula para que fosse apresentado um pacote com medidas que dessem mais rentabilidade ao setor.
23/05 18h10