Com a apresentação do selo “Exija Ordem”, foi lançada nesta quarta-feira (6) a campanha da OAB-GO que busca ampliar a luta contra o exercício ilegal da profissão de advogado. Também foram apresentados materiais de apoio, tais como folhetos, cartazes e banner’s.
Durante o lançamento, o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, ressaltou que a ação é motivada devido o registro de inúmeros casos de bacharéis que atuam como advogado, mesmo sem aprovação no Exame de Ordem. “A atividade desses bacharéis é fortalecida por inscritos que se propõem a assinar peças daqueles que praticam o exercício ilegal da profissão”, alertou Tibúrcio, ao lamentar a atitude.
Encabeçada pela Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP), a mobilização quer alertar a categoria, e toda a sociedade, sobre a importância do advogado estar devidamente vinculado à entidade para que sejam oferecidos proteção e conhecimento jurídico responsável aos clientes.
Conforme está previsto, a campanha contra o exercício ilegal da advocacia, será divulgada no portal da OAB-GO e ganhará força por meio de compartilhamentos nas redes sociais. Também serão distribuídos folhetos com intuito de somar esforços e mostrar que exercer a advocacia sem inscrição na OAB é crime. A mobilização também vai propor que todos exijam do advogado a inscrição na Ordem e incentivará a consulta à OAB antes de contratar um profissional do Direito.
“É importante que as pessoas, ao procurarem um advogado, consultem a OAB. Isso traz garantias de que, caso algum deslize seja cometido, teremos condições de punir esse profissional”, destacou o presidente da CDP, Alexandre Caiado, lembrando que aqueles que exercem a profissão sem inscrição na Ordem fogem à tutela institucional e, neste caso, os possíveis reparos ficam restritos às esferas criminal e cível.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO
