Ética na esfera profissional, este foi o tema do painel de encerramento da 5ª Jornada Jurídica do Poder Judiciário. O assunto foi debatido ontem, 30, pelo secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB-GO), Celso Gonçalves Benjamin; pelo 1º vice-presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), desembargador Homero Sabino de Freitas e pelo ex-procurador de justiça, promotor Saulo de Castro Bezerra. A mediação ficou a cargo do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Vítor Barboza Lenza.
A discussão teve início com promotor Saulo de Castro Bezerra, que classificou a ética profissional como dever e não como virtude. Para ele, o debate foi mais do que propício. Todos os dias os jornais publicam artigos sobre ética em face dos escândalos que assolam o País, ponderou. Na seqüência, o advogado Celso Gonçalves Benjamin, representante da OAB-GO, tratou dos aspectos práticos da ética, ressaltando que sem ela não se faz uma advocacia plena, isenta e transparente. Celso Benjamin destacou também a enorme responsabilidade do advogado no desempenho de sua profissão. O advogado não defende apenas o cidadão, mas a própria cidadania. Por isso, deve ser acima de tudo, ético.
O representante da seccional goiana lembrou ainda a importância do Código de Ética e Disciplina e do Estatuto da Advocacia e da OAB. É indispensável que o advogado conheça seus direitos e prerrogativas, mas que também tenha consciência de seus deveres e obrigações. Todos os casos de irregularidades que chegam à Ordem são apurados rigorosamente. O desembargador aposentado Homero Sabino de Freitas concluiu a exposição do tema com a afirmação de que no uso de sua razão, o homem sabe o que é o bem e o mal.
A 5ª Jornada Jurídica do Poder Judiciário teve início no último dia 28 e contou com a participação de acadêmicos de Direito, estagiários e servidores da Justiça. Para se inscrever, os participantes doaram cobertores para a Campanha do Agasalho, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). As doações serão entregues na próxima segunda-feira, 04, pela coordenadora do Serviço Social do TJ-GO, Myriam Ferreira de Carvalho Melo.
31/05 10h30