O relacionamento entre advogados e entre advogados e clientes foi o tema da palestra que abriu nesta terça-feira o Curso de Preparação Prática para Advocacia, promovido pela OAB-GO, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA). Cerca de 170 novos advogados participaram da palestra, proferida pelo presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO, Celso Gonçalves Benjamin. O diretor adjunto da ESA, conselheiro Cleomar Rizzo, conduziu a mesa diretiva dos trabalhos. O curso, que vai até amanhã, quinta-feira, está sendo ministrado na ESA, na Rua 101, próximo ao Fórum, com entrada franca.
Hoje, a partir das 19 horas, o presidente da Comissão de Orçamento e Contas da OAB-GO, Levi Alvarenga, vai falar sobre a atuação do advogado nos escritórios, a contratação como sócio, empregado ou associado e o recebimento de honorários. Amanhã, o diretor adjunto da ESA, conselheiro Alexandre Iunes, e a secretária geral adjunta da OAB-GO Wanderli Fernandes ministram palestra sobre o relacionamento com a Justiça, protocolo de petições, diferenças entre advogar para empregado e empregador, pagamento de custas e depósito recursal, entre outros tópicos.
Na palestra desta terça-feira, Celso Benjamin, especialista
Aprimoramento profissional
Advogado há um ano e meio em Goiânia, José Bonifácio Tomaz Machado elogiou a iniciativa da Ordem em promover um evento como esse aos novos advogados que integram os quadros da instituição. Nem toda categoria tem uma oportunidade como essa: participar gratuitamente de um curso preparatório para os desafios do mercado de trabalho. É uma grande oportunidade de aprimoramento profissional.
Soraya Jamyle Helou, que acaba de passar no Exame de Ordem e vai pegar sua carteira profissional na próxima sessão solene, disse que esta é uma excelente oportunidade aos advogados. Hoje temos a oportunidade de receber instruções de pessoas conhecedoras e atuantes na área jurídica, que se propuseram a nos passar gratuitamente um pouco de seus conhecimentos e práticas cotidianas.
Há 1 ano e meio atuando como advogado, Augusto Vilela Pereira veio de Iporá para Goiânia somente para participar do curso que, segundo ele, é de grande valia aos jovens profissionais. Nós advogados trabalhamos com demandas, disputas judiciais e, muitas vezes, temos dificuldade em obter informações práticas a respeito da nossa área de atuação. Na universidade não temos esta oportunidade e a OAB-GO está nos dando esse suporte, nos proporcionando um grande desenvolvimento prático jurídico.
Novos advogados lotam auditório da ESA no curso de preparação prática para advocacia
08/11 14h40