A quebra da cláusula de barreira é um tema de suma relevância para os jovens advogados. A derrubada permitirá àqueles profissionais em início de carreira participar como conselheiro e diretor, atuando assim de forma mais ativa nas políticas classistas. Segundo afirma o presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB Goiás (CAJ/OAB-GO), Diogo de Figueiredo Lopes, mais de 50% da advocacia tem este perfil, que compreende os advogados com até 5 anos de inscrição na Ordem.
“Compreendendo isto, entendemos que é primordial que o segmento precisa contar com representantes na linha de frente da Ordem”, afirma Diogo. A CAJ/OAB-GO marcou presença durante XVII Encontro Nacional da Jovem Advocacia e do Colégio Nacional de Presidentes de Comissões da Jovem Advocacia, nos dias 2 e 3 de agosto, e assinou requerimento encaminhado ao presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, solicitando que a discussão fosse pautada na próxima reunião do Conselho Federal.
Posteriormente, o debate teve desdobramento durante o Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, reunido na cidade de Gramado (RS), em agosto deste ano. No texto aprovado por unanimidade, a extinção da cláusula de barreira que estipulava o prazo mínimo de cinco anos para que os advogados pudessem ser eleitos para os conselhos Seccionais. Também foi aprovada a redução de cinco para três anos do prazo para concorrer aos cargos de direção Conselho Federal, diretoria e diretoria das Caixas de Assistência aos Advogados (em Goiás, Casag).
Na última sessão do Conselho Federal da OAB (CFOAB), cerca de 20 membros da CAJ-GO estiveram presentes para fazer pressão, participando do ato cívico de entrega do requerimento para inclusão do tema na pauta, de modo a garantir o enfrentamento da matéria. O presidente Cláudio Lamachia atendeu ao clamor da comissão e o incluiu o item como prioritário na sessão plenária que será realizada no próximo dia 02/10.
Pedro Egídio Rabelo Suanno ressaltou a importância do espaço que o presidente Lucio Flávio garante para que os diversos segmentos da OAB-GO impulsionem seus projetos. “O espaço democrático e a estrutura garantidos pelo presidente Lúcio Flávio foram fundamentais para que a CAJ trabalhasse a sua pauta e o projeto andasse no CFOAB. Nossa ideia geral é que outros advogados e advogadas jovens saibam o que isso irá significar. Uma grande conquista para todos aqueles em início de carreira”, completa.