A Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB Goiás e a Escola Superior de Advocacia (ESA-GO) realizaram na terça-feira (25) um bate-papo no espaço café na Fnac Flamboyant.
Com objetivo debater questões relativas aos métodos alternativos de solução de conflitos, foram convidados a ministrar o debate, o juiz de Direito Clauber Costa Abreu, a vice-presidente da CMCA, Tathiana Pitaluga e como mediadora, a advogada Míriam Jaqueline Alencastro.
Durante o evento foram realizadas análises comparativas da mediação em países europeus e no Brasil, além de expor as adequações estruturais adotadas pelo TJGO para a implantação da mediação, destacando a necessidade de treinamento dos mediadores.
Foi abordada ainda a temática referente a mudança de paradigmas na forma de lidar com os conflitos a partir da vigência do NCPC e da Lei de Mediação. Além disto, foi abordada a necessidade de aprofundamento em aspectos interdisciplinares que envolvem as relações e conflitos.
Segundo o presidente da CMCA, Renan Santos Martins, “O Café Legal” acontecerá uma vez por mês em cafés de toda a cidade em um formato de bate-papo de forma descontraída, contando com a contribuição dos participantes para trazerem questionamentos, experiências e ideias relevantes.
Para abertura da primeira edição do evento, os participantes foram recebidos com número musical apresentado pela cantora Míriam Veiga.
(Texto: Lorany Ribeiro – Estagiária da Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)