Nesta quarta-feira (4), às 17 horas, na sede da OAB-GO, vai ocorrer a eleição do novo presidente da OAB-GO. Esta eleição se dá de forma atípica, devido à renúncia do presidente eleito para o triênio 2013/2015. O candidato eleito pelos Conselheiros Seccionais exercerá o mandato até 31 de dezembro deste ano. E, na segunda quinzena do mês de novembro, serão convocadas as eleições tradicionais para a composição da nova diretoria, do triênio 2016/2018.
O advogado Henrique Tibúrcio, que foi eleito para o triênio 2013/2015, renunciou ao cargo no último dia 12, data em que o vice-presidente Sebastião Macalé assumiu o cargo. Porém, determina o artigo 50 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB: “Ocorrendo vaga de cargo de diretoria do Conselho Federal ou do Conselho Seccional, inclusive do Presidente, em virtude de perda do mandato (art. 66 do EAOAB), morte ou renúncia, o substituto é eleito pelo Conselho a que se vincule, dentre os seus membros”.
Conforme deliberação do Conselho Seccional, em sessão extraordinária realizada no último dia 19, foi definido que todos os conselheiros seccionais (titulares e suplentes) e os conselheiros natos com direito a voto poderão votar para escolha do novo presidente. Iniciada a sessão ordinária do Conselho Seccional, será estabelecido prazo de 15 minutos para o registro de candidaturas, que serão recebidas pela presidência da mesa diretora. Cada candidato terá quinze minutos para apresentação de ideias e os conselheiros não farão perguntas. O eleito será conhecido na mesma sessão.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO