Ameaça à sociedade
Muito graves os ataques aos advogados criminalistas e à Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem dos Advogados de Goiás (OAB-GO), que levaram a entidade a emitir uma nota de repúdio na noite de segunda-feira.
Em uma página no Facebook, com mais de 260 mil seguidores, que se apresenta como criação de “admiradores para mostrar o trabalho da PM de Goiás", seus administradores, que não são identificados, usaram palavras de baixo calão para se referir à entidade, assim como atacaram grosseiramente advogados criminalistas em mensagens publicadas no sábado.
A OAB-GO considerou o “conteúdo injurioso, difamatório e intimidatório”, e que ele atingiu a dignidade dos profissionais que exercem a advocacia criminal. Aparentemente, os ataques teriam ocorrido em defesa das nomeações dos novos comandos da Polícia Militar, no entanto, a OAB afirma que não houve nenhuma manifestação institucional a respeito do assunto.
Acertadamente, a OAB considerou o ataque como “pesada ofensa perpetrada contra a instituição e sua luta história pela preservação das garantias constitucionais, garantias essas que são uma conquista da sociedade, portanto, esta também foi igualmente atingida pelas ofensas. As medidas legais anunciadas pela OAB precisam ir adiante para identificar os responsáveis e barrar esse tipo de ameaça que paira tanto contra a instituição como contra a sociedade goiana.