Durante transferência simbólica da capital, OAB-GO inaugura nova sede da subseção da cidade de Goiás

29/07/2025 Notícias

Durante a cerimônia da transferência simbólica da capital para a cidade de Goiás, nesta terça-feira (29), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) inaugurou a nova sede da subseção local. O espaço, mais amplo e moderno, marca um novo capítulo para a advocacia vilaboense, que passa a contar com estrutura adequada para acolher as demandas da classe e fortalecer sua atuação no município.

A nova sede da subseção foi projetada para garantir melhores condições de trabalho e acolhimento à advocacia. O prédio conta com salas para atendimentos institucionais e prerrogativas, auditório para eventos e reuniões, além de áreas administrativas e de convivência, entre outros espaços.

Na oportunidade, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, celebrou a inauguração como um marco para a advocacia goiana e vilaboense.

“Hoje realizamos um sonho da cidade de Goiás, mas também um sonho da advocacia goiana: entregar uma sede que representa a grandeza, a pujança e a força da nossa classe. A advocacia em Goiás tem como norte o impulsionamento da profissão e a defesa da cidadania, e essa nova casa traduz esse compromisso. Goiás tem se destacado nacionalmente como exemplo de união e diálogo institucional, e essa conquista é mais um reflexo desse cenário”, afirmou.

O presidente da subseção da cidade de Goiás, Murillo Dantas, destacou a importância histórica da nova sede e agradeceu o apoio da advocacia local e das instituições envolvidas.

“Essa nova sede é fruto de um pedido que fizemos diretamente ao governador, e hoje temos a alegria de ver esse sonho concretizado. É uma emoção imensa, porque essa conquista não é minha, é de toda a advocacia vilaboense. A história da OAB e do Tribunal de Justiça se entrelaça com a história da nossa cidade, que é o berço da cultura goiana. Me sinto apenas um instrumento dessa caminhada coletiva. Nossa luta agora é para elevar a comarca de Goiás à entrância final, com o reconhecimento que ela merece”, disse.

Por sua vez, a secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Chrissia Bandim, também reafirmou a importância simbólica e estrutural da nova sede, valorizando a parceria com a Seccional.

“A entrega da subseção da cidade de Goiás tem um significado especial. Temos hoje 57 subseções no Estado, e cada uma é como um filho. Mas hoje entregamos, sem dúvida, a mais bonita de todas. É um espaço que une patrimônio histórico com modernidade e tecnologia. Queremos que a Ordem continue entregando sedes como esta: com mais espaços, melhores condições de trabalho e recursos tecnológicos à altura do que a advocacia merece”, afirmou.

Fortalecimento da classe

A conselheira federal por Goiás, Anna Vitória Gomes Caiado, ressaltou o simbolismo da inauguração e a importância do fortalecimento da advocacia local.

“É uma honra estar aqui, nesta cidade que recebe os Três Poderes e que agora também entrega à advocacia uma nova sede, uma verdadeira casa da cidadania. Antigamente, a advocacia vilaboense não contava com uma estrutura própria, por isso agradeço por esse olhar atencioso e comprometido com a classe. Hoje, a advocacia da cidade de Goiás tem uma sede digna e conta com o apoio institucional necessário para exercer seu papel com ainda mais força”, afirmou.

Representando o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o desembargador Marcos da Costa Ferreira ressaltou a importância da parceria entre Judiciário e advocacia, além de defender o reconhecimento histórico da cidade de Goiás.

“Temos avançado significativamente na construção de um relacionamento mais próximo entre o Poder Judiciário e a advocacia. Afinal, não somos capazes de fazer nada sozinhos, é por meio das parcerias institucionais que conseguimos alcançar o interesse maior da sociedade. O que é o Poder Judiciário sem a presença do advogado? Um não existe sem o outro. O Judiciário entende, acredita e seguirá firme em levar adiante essas parcerias”, pontuou.

Reconhecimento e novas entregas institucionais

Durante o evento, Rafael Lara destacou, ainda, conquistas recentes da gestão, como o aumento dos repasses das RPVs e o anúncio de pagamento integral da advocacia dativa. Ele também fez referência ao aumento do repasse das Requisições de Pequeno Valor (RPVs), destacando o impacto direto para os profissionais. Por fim, o presidente anunciou a celebração do Dia da Advocacia, no próximo 11 de agosto, como uma data ainda mais especial neste ano.

“Vamos nos reunir em Goiânia para celebrar o mais longevo e esperado sonho da advocacia goiana: o pagamento integral da advocacia dativa em todo o Estado. Tenho certeza de que essa é uma conquista movida, antes de tudo, por responsabilidade institucional, mas também por um trabalho feito com o coração. Sem esse compromisso humano, nada disso seria possível. Viva a advocacia de Goiás”, finalizou.

Presente no evento, o governador Ronaldo Caiado reforçou o anúncio feito por Rafael Lara e destacou o compromisso do Estado com a valorização da classe. Segundo ele, a medida representa o encerramento de uma dívida histórica com os profissionais que atuam na defesa da população mais vulnerável.

“No dia 11 de agosto, vamos anunciar o pagamento integral dos honorários da advocacia dativa em todo o Estado. É um reconhecimento merecido a quem exerce um papel essencial à Justiça. Vamos zerar essa dívida com responsabilidade e respeito ao dinheiro público”, afirmou o governador.

Presenças

Estiveram presentes, pela OAB-GO, a secretária-geral Talita Hayasaki, a secretária-geral adjunta Thaís Sena de Castro e o diretor-tesoureiro David Soares. Representando a diretoria da subseção da cidade de Goiás, também participaram a vice-presidente Gessy James Evaristo da Silva de Melo, a secretária-geral Dinaira Francisca da Costa Silva, a secretária-geral adjunta Ohrana Silva Santos e a diretora-tesoureira Luiza de Amorim Fleury Rocha Rezende.

Pelo Conselho Federal da OAB, estiveram presentes os conselheiros Ariana Garcia e Wandir Allan. Pela Casag, também esteve presente a diretora-adjunta Vanessa Fernandes. Ainda, participaram os conselheiros seccionais Alexandre Caiado, Andressa Rodrigues, Anna Vicenza, Edith Costa Machado, Éder Porfiro, Emília Amin, Fabiana Accioly, Haroldo Ferraz, Isadora Costa, Jordana Araújo, Kowalsky Ribeiro, Murilo Chaves, Pâmmella Pimentel, Poliana Fleury, Reginaldo Adorno e Tomaz Aquino, entre outros.

Completaram a comitiva institucional o procurador-geral da OAB-GO, Simon Riemann, e o presidente do Sistema de Defesa das Prerrogativas (SDP), Alexandre Pimentel.