Disque-denúncia registra 564 ligações em agosto

14/09/2006 Antiga, Notícias

 


No período entre 7 de agosto e 4 de setembro, o serviço do disque-denúncia do Movimento Goiano de Combate à Corrupção Eleitoral  da OAB-GO registrou um total de 564 ligações. Deste número, 82 eram trotes ou enganos; 90 foram encaminhadas à Procuradoria Regional Eleitoral (incluídos telefonemas de complementação de denúncia); 94 eram pedidos de informação; 125 são denúncias de propaganda irregular (outdoors, placas, carros de som, etc) e 173 eram denúncias vagas ou sem fundamento.


Este relatório será entregue pelo presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, e pelo coordenador da campanha de Combate à Corrupção Eleitoral em Goiás, conselheiro Murillo Macedo Lôbo, ao  Procurador Regional Eleitoral, Helio Telho Corrêa Filho, na sede do MPF. A coletiva está marcada para 15h30 desta quinta-feira, 14. As denúncias fazem parte do relatório mensal do disque-denúncia, sistema montado pela organização do movimento para que a população possa apontar quais candidatos estão desrespeitando a Lei Eleitoral.


Este é o segundo balanço do disque-denúncia. O primeiro foi realizado no mês de agosto, quando foram registradas pouco mais de 150 ligações. Destas a OAB-GO  selecionou 40 que tinham consistência, grande parte envolvendo uso da máquina administrativa e compras de voto e apoio político. O disque-denúncia – 0800 646 8866 – começou a funcionar no dia 6 de julho, um mês depois do lançamento da campanha em Goiás pela OAB-GO, CNBB, UCG e outras entidades parceiras.


No Brasil, a campanha foi lançada em abril pela OAB Nacional, CNBB e outras 18 entidades que montaram estruturas para receber denúncias de irregularidades e de compra de votos durante as eleições de outubro. A campanha acontece a cada quatro anos, sempre em ano de eleições presidenciais.


 


14/09 – 10h50

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×