Disque-Denúncia funciona no segundo turno

08/10/2010 Eleições, Notícias

O Disque-Denúncia do Comitê Goiano de Combate à Corrupção Eleitoral continua funcionando durante o segundo turno da campanha eleitoral. O comitê foi instalado pela OAB-GO em 1º de setembro, no Centro de Serviços da Seccional. Dois números de telefone estão à disposição dos cidadãos que queiram denunciar práticas ilícitas nas campanhas eleitorais deste ano: o 0800-642-2210, que funciona das 8 às 18 horas, e o celular (62) 9973-2289, ligado 24 horas. Também foi disponibilizado o e-mail [email protected]. Os canais de comunicação vão funcionar até o dia das eleições, 31 de outubro. As denúncias recebidas serão encaminhas ao Ministério Público Eleitoral.

No primeiro turno, o Disque-Denúncia registrou 340 acusações. A maioria tratava de compra de voto, transporte de eleitores, propaganda irregular, votação por parte de presidente de mesa no lugar do eleitor e distribuição de material apócrifo. “Todas as denúncias foram imediatamente levadas ao conhecimento das autoridades competentes para as providências cabíveis”, afirma o coordenador do comitê, o conselheiro seccional Júlio César do Valle Vieira Machado

O comitê goiano adotou o lema Olho Aberto – Eleições 2010. A Comissão de Direito Político e Eleitoral e a Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da Seccional são parceiras do órgão. O comitê faz parte do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), rede nacional formada por entidades da sociedade civil, organizações sociais e religiosas, cujo objetivo é garantir a aplicação da Lei 9.840, que proíbe a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa.

×