O Disque-denúncia, serviço que integra o Movimento Goiano de Combate à Corrupção Eleitoral, está funcionando em esquema de plantão neste domingo, 1° de Outubro, dia de Eleições. A informação é do coordenador da Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral em Goiás, Murillo Macedo Lôbo. Segundo ele, todo trabalho está sendo voltado para os flagrantes, principalmente combate de transporte de eleitor e compra de votos. As denúncias consistentes e com possibilidade de flagrante são levadas ao conhecimento do Ministério Público Federal. A partir daí, são acionados o promotor da respectiva zona eleitoral e equipe policial.
O disque-denúncia – 0800 646 8866 – começou a funcionar no dia 6 de julho, um mês depois do lançamento da campanha contra corrupção eleitoral em Goiás pela OAB-GO, CNBB, UCG e outras entidades parceiras. No primeiro mês foram registradas pouco mais que 150 ligações. Neste segundo mês, foram quase 600 ligações. As denúncias mais freqüentes estão relacionadas à coação de servidores públicos para que participem de eventos de campanha e ameaças de exclusão do eleitor de programas sociais caso determinado candidato não seja eleito. Há também denúncias de compra de votos. Miguel Ângelo Cançado, presidente da OAB-GO, ressalta a importância do movimento e a participação popular. Só ontem encaminhamos 90 denúncias à Procuradoria Regional Eleitoral.
Este 0800 funciona no Centro de Serviços da OAB-GO (Rua 101, número 123, Setor Sul ao lado da Escola Superior de Advocacia próximo ao Fórum).
01/10- 13h33