Dirigentes da Seccional recepcionam advogados da Guiné-Bissau

26/10/2009 Intercâmbio, Notícias

Rufino Lopes, Mário Yala e Júlio António Mendonça, advogados da Guiné-Bissau, foram recebidos, na manhã desta segunda-feira (26), pelo presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, na sede da instituição, em Goiânia. Eles estão na capital goiana para participar do Programa de Capacitação e Estágio Profissional, promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.

Também estiveram presentes na recepção dos profissionais guineenses o secretário-geral da Seccional, Celso Gonçalves Benjamin; a secretária-geral-adjunta, Maria Lucila Prudente de Carvalho; e os conselheiros seccionais Flávio Buonaduce Borges, Júlio César do Valle Vieira Machado e Sebastião Macalé. Durante o encontro, os dirigentes da Seccional falaram sobre a estrutura e o papel da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Poder Judiciário brasileiro e também escutaram as explicações dos visitantes sobre o exercício da advocacia na Guiné-Bissau e a organização do Judiciário no país deles.

Os advogados africanos ficarão na cidade até 4 de dezembro deste ano, estagiando em escritórios de advocacia e participando de palestras, seminários e cursos realizados pela Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO). Os estágios serão realizados nos seguintes escritórios: Afonso Borges e Buonaduce Borges Advogados Associados, Cançado e Barreto Advogados Associados, Celso Benjamin Advogados Associados e Vieira Machado Advogado Associados. Os escritórios interessados em convidar os profissionais para uma visita podem entrar em contato com OAB-GO pelo telefone (62) 3238-2056 ou pelo e-mail [email protected], pois a Seccional ficará responsável por assessorá-los em suas atividades. Já as despesas deles serão custeadas pelo Ministério das Relações Exteriores.

Outras quatro seccionais – Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará e Bahia – estão recendo advogados de países africanos de língua portuguesa: Moçambique, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O programa busca propiciar ao advogado a absorção do conhecimento acerca do sistema jurídico vigente e incentivar o desenvolvimento do Direito Comparado como ciência, além de estimular o aprofundamento das relações culturais, sociais e de cooperação jurídica não só entre a OAB e os advogados visitantes, mas também entre os países e suas instituições públicas ou privadas.

Entre os dias 16 e 20 de novembro, os 20 advogados participantes viajarão a Brasília para visitar as sedes dos Tribunais Superiores e do Conselho Federal da OAB.