Na noite de 13 de fevereiro, a sede da subseção Anápolis da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) foi palco da solenidade de diplomação da nova diretoria, eleita para o triênio 2025-2027. O evento reuniu autoridades, advogados e convidados para oficializar a posse, presidida pelo presidente da seccional goiana, Rafael Lara Martins.
Reeleito para a presidência da subseção, Samuel Santos e Silva estará a frente da gestão ao lado do vice-presidente, Leandro Antônio Ferreira Viturino; do secretário-geral, Tiago Neri de Souza; da secretária-geral adjunta, Cleire Vieira de Moura; e da tesoureira, Priscilla Santana Silva.
Discursos
Em seu discurso, o presidente Rafael enfatizou os desafios enfrentados pela advocacia e a importância do diálogo institucional para garantir avanços à classe. Ele relembrou que, há poucos dias, a categoria superou um obstáculo que muitos consideravam intransponível, graças à união da advocacia goiana e brasileira.
“Durante a nossa gestão, fomos desafiados e criticados muitas vezes para buscar o enfrentamento, a briga, a manifestação enérgica. Mas nós escolhemos o caminho do diálogo, da construção de soluções. E foi assim que conseguimos garantir para a advocacia goiana a única resolução do Brasil que contrariou a resolução 591 do CNJ e assegurou o destaque obrigatório dos processos. Foi também daqui que saiu a mobilização que levou a Brasília a defesa de que vídeo gravado não pode substituir a sustentação oral”, afirmou.
O presidente reeleito da OAB Anápolis, por sua vez, destacou a importância da união da classe e do fortalecimento das prerrogativas da advocacia. Ele ressaltou que, nos últimos três anos, a subseção conduziu uma gestão comprometida exclusivamente com os interesses da categoria, sem influências externas ou disputas políticas. Samuel também celebrou as conquistas estruturais da subseção, mencionando a evolução do auditório da sede como um exemplo dos avanços alcançados.
“Tudo o que conquistamos a partir dessa decisão pode ser observado aqui. Esse auditório, que foi inaugurado sem essas poltronas, hoje acomoda confortavelmente nossos colegas. Essa foi uma realização desta gestão, com o apoio do presidente Rafael Lara”, destacou.
Durante a cerimônia, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Eduardo Cardoso, apresentou os benefícios oferecidos pela entidade à advocacia goiana. Além disso, enfatizou o trabalho da Casag na ampliação da infraestrutura e no suporte às subseções em todo o estado.
“Temos trabalhado para garantir que a advocacia goiana tenha à disposição toda a estrutura e os benefícios necessários para o exercício profissional. Nosso compromisso é oferecer suporte real, investindo em infraestrutura e serviços que atendam às necessidades da classe”, afirmou.
Compromisso com a advocacia local
Além da posse da nova diretoria, Samuel empossou os diretores das comissões temáticas da subseção, consolidando a estrutura de trabalho da OAB Anápolis para os próximos anos. A cerimônia contou também com a presença de nomes de peso da advocacia goiana. Compuseram a mesa:
– Talita Hayasaki, secretária-geral da OAB-GO;
– Thais Sena de Castro, secretária-geral da OAB-GO;
– David Soares, diretor-tesoureiro da OAB-GO;
– Wandir Allan, procurador da OAB-GO e conselheiro federal da OAB-GO;
– Rafaela Peixoto, conselheira seccional;
– Miguel Ângelo Cançado, presidente de honra da cerimônia e ex-presidente da OAB-GO, acompanhado da esposa Simone Calil;
– Jeovah Viana Borges Júnior, representante dos ex-presidentes da Subseção Anápolis;
– Ronivan Peixoto, ex-presidente da subseção Anápolis;
– Jorge Elis, ex-presidente da subseção Anápolis;
– Antônio Antenor, ex-presidente da subseção Anápolis;
– Fábio Alves de Castro Vilela, delegado da 3ª Delegacia de Polícia Regional de Anápolis;
– Rimet Jules Gomes Teixeira Filho, vereador da Câmara Municipal de Anápolis.