DIRETORA DO TED DISCUTE ÉTICA PROFISSIONAL JURÍDICA COM ESTUDANTES DE DIREITO DA UFG

14/12/2023 Palestra

Neliana Fraga, diretora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil — Seção Goiás (OAB-GO), palestrou para estudantes de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), sobre ética. A exposição aconteceu no dia 11 de dezembro e foi realizada a convite do professor Wladmyr Camargos, responsável pela disciplina de Ética Profissional Jurídica.

A apresentação teve como objetivo proporcionar aos alunos uma visão aprofundada sobre os aspectos éticos que devem permear as relações na advocacia. Neliana compartilhou sua experiência no campo ético-jurídico e abordou temas relevantes com a turma, como percepções sobre a importância da ética no exercício da advocacia, questões contemporâneas e desafios enfrentados pela advocacia.

Segundo a advogada, uma das competências do TED é promover o conteúdo ético, podendo difundir junto aos estudantes de Direito os motivos pelos quais a ética é o alicerce do sucesso profissional. “É sempre muito gratificante ser esse instrumento. A OAB-GO não atua somente dentro de sua estrutura física, o trabalho vai muito além, buscamos sempre estar perto da advocacia e da sociedade como um todo. Por isso, convites como esse do professor Wladmyr nos honram, e estamos sempre à disposição, não apenas para cumprir nosso dever, mas, na verdade, porque isso é uma verdadeira satisfação”, expressou Neliana.

O TED desempenha um papel crucial na promoção da ética e na fiscalização do exercício profissional na advocacia, sendo responsável por analisar e julgar processos ético-disciplinares. Por isso, levar o conhecimento das ações e trabalhos do Tribunal para as universidades é essencial para o processo formativo.

O professor Wladmyr Camargos destacou durante a palestra a relevância de levar até os alunos profissionais renomados para contribuir com a sua formação. Segundo ele, a integração entre teoria e prática fortalece a capacitação dos futuros profissionais do Direito, preparando-os para os desafios éticos que enfrentarão em suas carreiras. Ao final da palestra, os estudantes tiveram a chance de interagir, fazendo perguntas e participando de discussões que enriqueceram ainda mais a experiência.

A participação do TED, junto à UFG, evidencia a importância de fomentar diálogos construtivos entre advogados e estudantes de Direito, uma abordagem que contribui de maneira significativa para a formação integral. Ao destacar o comprometimento com a promoção de uma educação jurídica de qualidade, a palestra reforçou a missão da Ordem em preparar os estudantes para a teoria e para os valores éticos necessários para uma atuação responsável e comprometida.