Diretor de Competições da CBF abre o VIII Seminário Goiano de Direito Desportivo

26/09/2013 Evento, Notícias
O VIII Seminário Goiano de Direito Desportivo teve início na noite desta quarta-feira (25) com palestra magna do diretor de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio da Costa Neto, que falou sobre a gestão profissional no futebol. O evento é uma realização da Comissão de Direito Desportivo da OAB-GO, Escola Superior de Advocacia (ESA) e Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) e é realizado no auditório Eli Alves Forte, na sede da seccional.
O vice-presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé, participou da solenidade de abertura do seminário, que também contou com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Guilherme Caputo; o conselheiro federal da OAB por Goiás Reginaldo Martins; o diretor-geral da ESA, Flávio Buonaduce Borges; o presidente da Casag, Júlio César Machado; o presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta Pires; o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Goiás (TJDG), Alfredo Ambrósio Neto; o juiz do trabalho Celso Moretti; o assessor jurídico do Ministério dos Esportes Wladimyr Camargos; e o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-GO, Adalberto Grecco.
Sebastião Macalé, que participou de todas as edições do Seminário Goiano de Direito Desportivo, ressaltou a importância dos esportes para os brasileiros e a importância do evento para a OAB-GO, assim como Guilherme Caputo, que parabenizou a organização pelo brilhantismo na escolha dos temas: “Goiás sai na frente”, disse o ministro. Adalberto Grecco também apontou para o interesse dos goianos pelo tema: “Goiás sempre foi referência nos eventos de Direito Desportivo”, afirmou.
O palestrante Virgílio da Costa Neto falou em seguida sobre gestão profissional no futebol. Para ele, os clubes brasileiros ainda estão nos primórdios da gestão profissional, se traçar um paralelo com as principais referências da economia, como a administração de shoppings centers, hotéis e indústrias. “Analisando os últimos 30, 40 anos, não há paralelismo entre o esporte e esses setores da economia. Isso por causa dos resultados. Os resultados econômicos avançam mais rápido que os resultados do futebol. Os clubes, no entanto, têm um elemento muito importante a seu favor, seus “clientes”, os torcedores, são apaixonados pelos seus times, ao contrário das indústrias e serviços. Isso deveria ser mais bem aproveitado”, diz.
Para o diretor de Competições da CBF, sediar um evento como a Copa do Mundo vai ajudar a melhorar esse quadro, visto que ótimos exemplos vão chegar até aqui, mas este são efêmeros, segundo ele. “De qualquer maneira, não deixa de representar uma sacudida no Brasil”, afirma.
Programação 
O seminário continua nesta quinta-feira (26), das 9h às 18h, com quatro painéis. O Direito Desportivo e o Direito Previdenciário será abordado pelo professor Fábio Zambitte Ibrahim e o tema Doping será discutido pelo advogado desportivo Luciano Hostins, da Court of Arbitration for Sports, com sede na Suíça. À tarde, o advogado Pedro Zanette Alfonsin, que também é consultor jurídico do Sebrae-RS para a Copa de 2014, falará sobre Contratos de Direitos Econômicos e Contratos de Agentes, e o professor-mestre em Direito Desportivo Gustavo Lopes Pires de Souza vai tratar da Evolução dos Direitos do Consumidor no Esporte.
Durante o evento, a Casag disponibiliza aos participantes os serviços de ótica, massagem relaxante, engraxataria, consultores de planos de saúde, odontológico e previdenciário, loja de souvenir e ingressos de cinema e para o Hot Park.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×