O diretor-tesoureiro da OAB-GO, João Bezerra Cavalcante, abriu a programação de 2009 do projeto Terça-Prática, serviço que a Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da Seccional disponibiliza para proporcionar interação entre profissionais experientes e advogados em início de carreira. O evento foi realizado nesta terça-feira (27), na Escola Superior de Advocacia (ESA), com a participação do presidente da CAJ, Otávio Alves Forte, do diretor da ESA, conselheiro Alexandre Iunes, do presidente da Comissão de Ensino Jurídico, conselheiro Flávio Buonaduce Borges, e do conselheiro Pedro Paulo Guerra de Medeiros, além de jovens advogados.
Em uma conversa marcada pela descontração, João Bezerra Cavalcante falou sobre sua chegada em Goiás, em meados dos anos 70. Egresso da Região Nordeste do País, o advogado veio para o Estado em busca de melhores condições de estudo. De origem humilde, foi aprovado no vestibular para Direito na Universidade Católica de Goiás mas não tinha condições nem de pagar a matrícula e, muito menos, as mensalidades. “Tive que correr atrás de bolsas de estudos para me formar”, disse. Em 1983, concluiu o curso e começou a advogar para bancos privados. Chegou a pensar em prestar concurso e seguir a carreira da magistratura mas acabou decidindo pela advocacia. Hoje é especialista em Direito Comercial e Direito Processual Civil.
Cavalcante deu conselhos aos profissionais em início de carreira. “O bom advogado é aquele que conquista a confiança do seu cliente”, destacou ao falar da importância do profissional sempre prestar contas do que faz. “Perder uma ação não é nenhum demérito mas não defender bem seu cliente é”, alertou. O diretor afirmou que para ser um bom advogado é preciso ser perseverante, paciente e zeloso. “É preciso ser cortês sem ser medroso”, ressaltou ao falar sobre a relação entre o advogado e o juiz. “Um juiz que se nega a receber o advogado não tem a devida dimensão da importância do cargo que exerce”. Ao final da palestra, Otávio Alves Forte entregou uma placa de agradecimento ao diretor-tesoureiro.