A nova diretoria e os conselheiros federais que compõem o Conselho Federal da OAB foram empossados na noite desta terça-feira (12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Participaram do evento, o presidente Henrique Tibúrcio, o diretor-tesoureiro da OAB-GO Enil Henrique Filho e uma comitiva da Seccional goiana.
Em seu discurso de posse, o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinícius Furtado, destacou que "as (minhas) primeiras palavras são para saudar os advogados militantes, principalmente os mais necessitados de apoio do braço forte da Ordem dos Advogados do Brasil, o colega em início de carreira, aquele mais desamparado, os que sentem no cotidiano o abusivo desrespeito das prerrogativas profissionais, os 757 mil advogados brasileiros."
Para Marcus Vinícius, assegurar o pleno exercício profissional significa dar prevalência ao Estado de Direito e contribuir para uma sociedade justa. O novo presidente do Conselho Federal afirmou, ainda, que "participar de lutas em favor de uma sociedade melhor e de um país mais republicano resulta em valorização do advogado. São como vasos comunicantes. Um não existe sem o outro."
O presidente enfatizou a importância do pleno exercício profissional para toda a sociedade: "Advogado forte é sociedade altiva; profissional independente é pátria livre; daremos efetividade ao lema dessa gestão: advogado respeitado, cidadão valorizado."
Além do presidente Marcus Vinícius, assumiram hoje os cargos de vice-presidente Claudio Lamachia; de secretário-geral, Claudio Souza Neto; de secretário-geral adjunto Cláudio Stábile; e de diretor-tesoureiro Antonio Oneildo Ferreira, além dos 81 conselheiros federais representantes das Seccionais no Conselho Federal.
Os conselheiros federais por Goiás são: João Bezerra Cavalcante, Miguel Ângelo Cançado, Reginaldo Martins, Jaime José dos Santos e Pedro Paulo de Medeiros, que tomou posse como titular na vaga do conselheiro federal Felicíssimo Sena.
Felicíssimo solicitou licença do cargo, segundo ele, com o objetivo de dar oportunidade ao "jovem e competente" advogado Pedro Paulo de Medeiros, que merece espaço no Conselho Federal. O ex-presidente da OAB-GO afirmou, ainda, que, após os seis meses de licença, voltará ao cargo e cumprirá o mandato "com o mesmo entusiasmo de sempre."
Fizeram parte do grupo que prestigiou o evento: conselheiros seccionais Márcio Messias, Eliomar Pires, Alyne Cristine Lopes, Vitor Hugo Albino Pelles, Jorge Jungmann Neto e Iron Amadeu Camilo de Vasconcelos Naves; diretor-geral da ESA-GO, Flávio Buonaduce Borges; o diretor-adjunto da ESA-GO, Tobias Nascindo Amaral Gonçalves; os diretores da Casag Júlio César do Vale (presidente), Hallan de Souza Rocha (vice-presidente), Arsênio Neiva Costa (diretor-tesoureiro); secretário-geral da Comissão da Advocacia Jovem, Guilherme Martins de Araújo; presidente da Comissão de Direito Digital e Informática, Tabajara Francisco Póvoa Neto e presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Tênio do Prado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO