A bancada de Goiás no Conselho Federal da OAB (CFOAB) destacou nesta segunda-feira, 6 de janeiro, durante sessão ordinária do Conselho Federal da OAB a importância do desagravo do advogado Cristiano Zanin, ofendido no aeroporto de Brasília (DF), por sua atuação profissional e em decorrência dela, após o dia 08 de janeiro de 2023.
Em janeiro deste ano, a bancada votou unanimemente, em sessão extraordinária de janeiro, pelo desagravo. No texto do desagravo, há o destaque de que as agressões, sejam elas físicas, morais ou psíquicas, têm o objetivo de normalizar a barbárie, a crueldade e a violência em detrimento da ordem constitucional democrática.
Avaliação
A conselheira Ariana Garcia descreveu que a violação da cidadania é representada por meio da hostilização do advogado em virtude do exercício de sua profissão. “A advocacia é um dos emblemas da democracia. Violá-la significa aviltar a própria nação. Por isso, afirmo seguramente: a mão que agride um advogado na rua – no aeroporto, ou em qualquer lugar – é a mesma mão que apedreja os símbolos da República!”, registra.
David Soares, por sua vez, avaliou que as ofensas sofridas pelo advogado Zanin ferem toda advocacia e o desagravo público serve para fortalecer o compromisso e trabalho institucional de agir sempre para a defesa intransigente da dignidade e valorização da advocacia. “Assim como reconhecer o trabalho incansável da OABDF com a láurea é fundamental, pois atuou e continua atuando na defesa das prerrogativas dos advogados que atuam na defesa dos presos no fatídico e triste evento do dia 08 de janeiro.”
Quinto
A conselheira Arlete Mesquita destacou, ainda, que a bancada de conselheiros federais por Goiás recebeu a ministra do TST, Delaide Arantes, que acompanhava o presidente do Tribunal, Ministro Cláudio Brandão, na comunicação de vaga do quinto constitucional, no TST, destinada à OAB nacional. “Muito orgulha a bancada de Goiás receber a ministra para uma comunicação importante para o cumprimento de preceito constitucional”, destacou.
“O Quinto Constitucional representa um avanço para o desenvolvimento da justiça brasileira e para o exercício da democracia. A presença de representantes do quinto constitucional faz com que o pensamento seja oxigenado por meio de visões e experiências diferentes no exercício do poder de julgar”, afirmou a Conselheira Federal Layla Oliveira.
Láurea
O conselheiro Roberto Serra da Silva Maia afirmou que a concessão de uma láurea à seccional da entidade no Distrito Federal, pelo trabalho realizado depois dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, reafirma o comprometimento do Sistema OAB com as causas democráticas e amplo direito de defesa.
“A seccional do Distrito Federal destacou-se nesse processo, dando provas públicas de resiliência, protagonizando, ombro a ombro com o Conselho Federal, o processo que culminou na retomada das sedes dos Três Poderes, na apuração de responsabilidades e na identificação dos autores das barbáries vistas”, pontuou.
Seccional
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou o desempenho dos conselheiros e conselheiras federais. “A bancada goiana no Conselho Federal tem se mostrado cada vez mais atuante e fundamental na construção de grandes debates. Trabalho que reitera a força motriz desta gestão de impulsionar a advocacia e defender a cidadania”, frisou.