Inclusão, participação e desenvolvimento: Um novo jeito de avançar é o tema da II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que está sendo promovida em 11 regiões do Estado pelo Conselho Estadual dos Direitos do Deficiente (CEDD). Goiás se dividiu em regiões para analisar os obstáculos e avanços das Políticas Nacional e Estadual para a pessoa com deficiência.
Das onze conferências programadas, seis já foram realizadas. As próximas serão em Porangatu, no dia 29 de maio, em Jussara, Planaltina, Anápolis e Goiânia, nos dias 6, 12, 17 e 26 de junho, respectivamente. Durante os eventos regionais, estão sendo discutidos os seguintes assuntos: saúde, reabilitação profissional, trabalho, acessibilidade e educação. O objetivo é avaliar e propor alternativas para viabilizar o acesso das pessoas com deficiência aos direitos de cidadania, ao meio urbanístico-arquitetônico, ao transporte, à informação, às ajudas técnicas, à reabilitação, à educação e ao trabalho, de modo a construir coletivamente um plano de ação objetivando a consolidação dos direitos assegurados em lei.
Nesses eventos, também estão sendo selecionados os representantes regionais que participarão da II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, marcada para 19 e 20 de agosto deste ano, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.
As inscrições para as conferências regionais podem ser feitas no site www.cedd.go.gov.br, onde também podem ser conferidas as programações dos eventos. Mais informações pelo telefone (62) 3201-8506.
26/5 9h30