Comunicar-se bem, ter paixão pela profissão e destacar-se. Estas são algumas dicas dadas pelo conselheiro federal Ulisses César Martins de Sousa, que representa o Maranhão na OAB Nacional. Ele foi um dos palestrantes do III Encontro da Advocacia Jovem de Goiás, evento realizado pela Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), na sede administrativa da OAB-GO, em Goiânia.
Especialista em Direito Empresarial e Eleitoral, o advogado participa de eventos em que fala sobre "lições que aprendeu na escola da vida". Segundo ele, são dicas que o advogado em início de carreira não aprende em uma faculdade de Direito e, sim, só com a experiência do dia a dia. De acordo com o advogado, além de se comunicar bem, ser apaixonado pela profissão e buscar se destacar, o profissional em início de carreira deve cuidar de sua reputação; tentar fazer sempre o melhor, independente do quanto recebe; saber conquistar e conservar os clientes; aprender a planejar ; aprender a calcular os custos necessários para execução de seus serviços; e ser ousado e inovador.
Ulisses diz ainda que o advogado deve sempre participar da vida da sua comunidade. "O profissional tem que estar informado sobre o pensam as associações, os sindicatos e sobre os problemas da comunidade em que vive", explica. "Algumas destas questões podem parar no seu escritório", afirma.