A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) celebra mais um reconhecimento nacional com a nomeação do conselheiro seccional Carlos André Pereira Nunes como presidente da Comissão Especial de Direito e Literatura do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). A designação foi oficializada por meio da Portaria n.º 131/2025, assinada em 5 de abril pelo presidente nacional da OAB, José Alberto Simonetti, e por Rafael de Assis Horn, coordenador nacional de Comissões, Procuradorias e Projetos Estruturantes do CFOAB.
Com o objetivo de promover o diálogo entre os universos jurídico e literário, a comissão busca valorizar a linguagem, estimular a reflexão humanística e contribuir para a formação crítica da advocacia por meio da literatura e das políticas de linguagem brasileiras. Ao assumir a presidência, Carlos André reafirmou o protagonismo da advocacia goiana nas discussões linguísticas, culturais e institucionais no âmbito da OAB Nacional.
Para ele, a comissão representa também uma oportunidade de fortalecer as conexões entre o Direito, a linguagem jurídica e as artes, aproximando os profissionais da advocacia de uma dimensão mais sensível e formativa da prática jurídica. “A literatura é uma ferramenta poderosa de reflexão sobre o humano, e o Direito, em sua essência, também o é. Trabalhar essa interseção é uma forma de enriquecer a formação e a atuação dos operadores do Direito. É uma honra liderar essa iniciativa pelo CFOAB”, afirmou o novo presidente.
Além de conselheiro seccional da OAB-GO na gestão 2025-2027, Carlos é representante do CFOAB para temas ligados a tratados internacionais sobre a Nova Ortografia. Sua trajetória é marcada pelo incentivo à formação contínua da advocacia e pelo compromisso com a valorização da linguagem jurídica como instrumento de cidadania.