Comissão faz vistoria no presídio de Trindade

Membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO fizeram, na terça-feira (7), uma inspeção no presídio de Trindade. A vistoria foi motivada por denúncia de que os detentos estariam sofrendo maus tratos e violência por parte dos agentes penitenciários. Após o recebimento da denúncia, a comissão abriu processo para averiguação. Foram enviados ofícios em caráter de urgência para a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep) para agendamento da inspeção.

Durante a visita, os membros da comissão confirmaram as denúncias, inclusive com relatos de abusos de agentes do Grupo de Operações Penitenciárias Agentes Prisionais (GOPE), além de verificar superlotação, falta de separação entre presos condenados e provisórios, falta de assistência jurídica, médica e odontológica.

De acordo com o presidente da comissão, Alexandre Prudente, serão pedidas informações sobre os procedimentos administrativos que, por ventura, já foram abertos na delegacia da cidade e no próprio presídio. "De posse dessas informações, a comissão vai produzir um relatório final para ser enviado às autoridades competentes", afirmou Alexandre.

Participaram da visita ao presídio o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO Alexandre Prudente, o vice-presidente do órgão, Edson Tadashi, e os membros da comissão Egídio Alves da Silva, Fernando Moreira, Lara Merjane e Neusa Valadares. Acompanharam também a vistoria o diretor regional da Agsep, Leandro Ezequiel dos Santos, o diretor do presídio de Trindade, Jeová Aparecido Gonçalves, e a superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Adriana Accorsi.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×