Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO promove 1º Seminário Setembro Verde e debate acessibilidade e inclusão social

22/09/2025 Notícias

No último sábado (20), a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPCD) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) promoveu, no auditório da Escola Superior da Advocacia (ESA), o 1º Seminário Setembro Verde, com o tema “Acessibilidade: Construindo uma Sociedade Inclusiva com Justiça e Participação”.

O encontro reuniu advogados, estudantes, profissionais de diversas áreas e representantes da sociedade civil, consolidando-se como um espaço plural de reflexão e troca de experiências em prol da inclusão.

O evento foi aberto com a palestra do influenciador digital, ativista e palestrante João Vitor Paiva, que trouxe reflexões sobre “Capacitismo e a Promoção da Inclusão das Pessoas com Deficiência”. Reconhecido nacionalmente por seu trabalho, João destacou a importância de desconstruir barreiras culturais e sociais que limitam as oportunidades de pessoas com deficiência.

A programação contou ainda com dois painéis temáticos. O primeiro, intitulado “Cidades que Excluem? Um olhar jurídico, arquitetônico e social sobre a acessibilidade urbana”, teve a participação de Pedro Maranhão, Mariana Diniz Cabral e Augusto Cardoso Fernandes, com mediação de Hebert Batista.

Na sequência, foi realizado o painel “Trabalho, Autonomia e Capacidade Jurídica: Desafios e Avanços para a Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência”, com os palestrantes Tairo Esperança, Janilda Guimarães de Lima e Trajano Figueiredo, sob a mediação de Tatiana Takeda.

Também integrou a programação a Exposição de quadros com o tema Setembro Verde, realizada pelo Centro de Atendimento Socioeducativo de Hidrolândia, trazendo uma dimensão cultural e sensível ao debate sobre inclusão.

Para a presidente da CDPCD, Luciana Prudente, a realização do seminário representa um marco para o fortalecimento do debate sobre inclusão em Goiás.

“Promover eventos voltados à inclusão de pessoas com deficiência é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, acessível e respeitosa com a diversidade humana. Nosso Seminário teve como objetivo ampliar o debate sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e também fortalecer o compromisso coletivo com a equidade de direitos e oportunidades.

A CDPCD trabalha no intuito de desmistificar preconceitos, informar sobre legislações e acessibilidade, além de incentivar práticas que valorizam a participação ativa da pessoa com deficiência. Mais do que dar visibilidade às pessoas com deficiência, o evento mostra a importância de criar espaços e oportunidades para que vozes sejam ouvidas, histórias compartilhadas e a cidadania respeitada, levando instituições públicas, privadas e educacionais a repensarem suas estruturas e atitudes, buscando eliminar barreiras físicas, comunicacionais e principalmente atitudinais”, afirmou.