A Comissão de Direitos Humanos, Acesso à Justiça e Direitos Sociais da OAB-GO realizou, nesta sexta-feira (7), vistoria na Cadeia Pública de Jaranápolis. A inspeção foi motivada a partir de uma denúncia de que os direitos dos reeducandos estariam sendo violados. A principal reclamação refere-se às más condições da estrutura física e à superlotação do local.
Durante a vistoria, a comissão constatou que a unidade prisional foi desativada e que os presos foram transferidos para a Cadeia Pública de Alexânia. De acordo com informações do diretor das Cadeias Públicas de Pirenópolis e Alexânia, Marcos Rodrigues dos Santos, os reeducandos foram transferidos devido à falta de condições estruturais da Cadeia de Jaranápolis.
Qualquer ação no sentido de melhorar as condições de custódia dos reeducandos é bem vista. Porém, é preciso observar se as circunstâncias da Cadeia Pública de Alexânia não vão piorar com a chegada dos reeducandos de Jaranápolis, ponderou o secretário da Comissão de Direitos Humanos, Alexandre Prudente, que coordenou a inspeção.
Participaram também da visita os integrantes da comissão Anajuly Carneiro da Silva Mestre, Ana Carolina Garcia Magalhães, Egídio Alves da Silva, Gildeneide dos Passos Freire e Marcelo Magalhães.