Comissão de Direitos Humanos entrega donativos para detentas

20/05/2015 Notícias, Visita
A Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO realizou, na tarde desta quarta-feira (20), uma visita à Penitenciária Feminina Consuelo Nasser localizada no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Foram entregues às reclusas os produtos de higiene pessoal arrecadados nos eventos realizados pela OAB-GO e Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) no mês de maio, comemorando o Dia Internacional da Mulher e oferecer uma palestra voltada a busca do bem estar das mulheres.
Segundo a presidente da Comissão, Monica Araújo de Moura, o objetivo da visita foi tentar resgatar a autoestima e a valorização das mulheres, para que elas consigam se ressocializar quando forem libertadas. “Queremos que as mulheres se sintam valorizadas e não voltem a cometer crimes quando saírem da penitenciária”, afirmou.
Para o diretor da unidade, Luiz Carlos Mendes de Oliveira, a visita da OAB-GO, como de qualquer sociedade organizada, é positiva tanto para a instituição quanto para as detentas, porque mostra que a sociedade não as abandonou, que tem gente preocupada com o bem estar delas. “Elas gostaram muito, acredito que vão pensar nos erros que cometeram e se compensa continuar na criminalidade”, disse.
A membro da Comissão que acompanhou a visita, Amanda Alves, afirma que a preocupação da Ordem é conscientizar essas mulheres para que elas voltem a sociedade com autoestima e sem intenção de continuar na criminalidade. “Os produtos que entregamos são emergenciais, de necessidade. O importante mesmo é fazê-las pensarem no erro que cometeram.”
A Penitenciária Feminina Consuelo Nasser tem capacidade para 51 presas, hoje comporta 46. A maioria das reclusas tem entre 25 e 29 anos. Hoje é referência no Brasil, por ter 100% da população carcerária empregada em diversas frentes de trabalho, que vão desde a manutenção da unidade até a prestação de serviço nos galpões industriais internos existentes por meio de convênios. A visita teve a participação do diretor adjunto da Casag, Israilton Pereira da Silva, e a advogada e terapeuta, Karina Maciel.
(Texto: Marina Dinizio – Assessoria de Comunicação Integrada OAB-GO)
×