Comissão de Direito Minerário promove diálogo com universitários

02/09/2025 Comissões

A Comissão de Direito Minerário (CDM) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) visitou a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), na última segunda-feira, 1º de setembro, para um bate-papo com estudantes de Direito sobre um ramo jurídico pouco explorado: o Direito Minerário. A ação contou com a presença da vice-presidente da comissão, Grazielle Ribeiro, e da membro Alice Veloso.

Segundo Lorena Silvério, presidente da comissão, a iniciativa evidencia a realidade de que muitos acadêmicos desconhecem a existência e a importância dessa área. “É necessário expandir o conhecimento sobre o setor, vital para a economia e desenvolvimento do estado de Goiás e do país”, comentou.

A partir dessa experiência, a CDM planeja expandir a iniciativa e levar mais informações sobre o Direito da Mineração a outras faculdades. Uma possível parceria com a Comissão da Jovem Advocacia (CAJ) está sendo considerada, o que reforçaria o compromisso da OAB-GO em capacitar e preparar futuros profissionais do Direito.

Para Grazielle, a mineração é uma atividade complexa, que envolve questões de direito administrativo, ambiental, tributário e regulatório. “Essa ação reforça a importância da Ordem como um agente de transformação social, contribuindo para a educação jurídica e o fortalecimento da advocacia. Abordar esse tema nas universidades é fundamental para formar advogados mais completos e conscientes de seu papel na sociedade, especialmente em um estado com grande potencial mineral como Goiás”, afirmou a vice-presidente.