Comissão da OAB-GO participa de ato público em Aragarças

24/11/2008 Antiga, Notícias

 


Combate aos grupos de extermínio e tráfico de drogas interestadual na comarca de Aragarças e região foi o tema do ato público que a Comissão de Direitos Humanos, Acesso à Justiça e Direitos Sociais da OAB-GO, participou, na última sexta-feira (21), no auditório do Fórum da comarca de Aragarças. O evento foi promovido pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).


Entre os objetivos do encontro estão o de estabelecer estratégias operacionais e eficientes de coordenação, sensibilização popular, atuação regionalizada e despersonalizada das autoridades no enfrentamento da violência em Aragarças e suas ramificações no entorno da cidade; e o de definir maior presença do Estado na região, por meio de políticas públicas que defendam a vida, os direitos e a dignidade da pessoa humana.


A reunião foi presidida pelo procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Eduardo Abdon Moura, que discursou na abertura do evento. Considerou lamentáveis os episódios ocorridos na região de Aragarças e afirmou que naquele momento travava-se uma “luta pela dignidade da pessoa humana e do estado de direito”.


O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO, Paulo Gonçalves, avaliou positivamente a iniciativa do MP-GO de promover o encontro e disse ainda que a comissão vai acompanhar o caso. “O que tem acontecido na região de Aragarças trata-se de violação aos direitos humanos, principalmente ao direito fundamental: direito à vida”, ponderou.


O delegado da OAB-GO em Aragarças, Nelson Bratti, que acompanhou o evento, também avaliou positivamente o encontro. “Este ato é de fundamental importância para a sociedade de Aragarças, tendo em vista a predominância do crime organizado nesta região. Agora, o Estado volta suas atenções para a nossa realidade”.


Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador José Lenar de Melo Bandeira e o secretário de Segurança Pública, Ernesto Roller. Participaram também os integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO Alexandre Prudente e Egídio Alves da Silva.


 

24/11 – 17h