Começa o X Seminário Goiano de Direito de Desportivo

04/09/2015 Evento, Notícias
Começou, nesta quinta-feira (3), o X Seminário Goiano de Direito Desportivo, realizado pela Comissão de Direito Desportivo da OAB-GO em parceria com a Escola Superior de Advocacia da seccional e com a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). A solenidade de abertura foi realizada no Auditório Eli Alves Forte, na sede da seccional.
O presidente da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho, participou da solenidade de abertura e destacou o trabalho da comissão, que realiza o evento há dez anos. "É uma comissão extremamente importante e que realiza um trabalho fenomenal", destacou. O presidente da Comissão de Direito Desportivo, Adalberto Grecco, ressaltou o trabalho para que o Direito Desportivo seja conhecido no Estado e no País. "As pessoas ainda não têm conhecimento do que se trata, e não trata só de futebol, mas sim de todas as modalidades esportivas. Não é também só uma questão disciplinar, mas envolve todas as áreas do Direito", exaltou.
Participaram também da solenidade de abertura o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Guilherme Caputo Bastos; o juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Celso Moredo; o conselheiro federal por Goiás e auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Miguel Cançado; o conselheiro seccional e primeiro presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-GO, Alexandre Magno de Almeida Guerra Marques; o diretor-adjunto da ESA, Tobias Nascindo Amaral; o advogado Maurício de Figueiredo Correia da Veiga, que lançou livro durante o evento; o presidente do Vila Nova Futebol Clube, Gutemberg Veronez; a representante do Atlético Clube Goianiense, Érica Curado; e o representante do Goiás Esporte Clube, João Vicente.
O palestrante da noite, advogado Gustavo Delbim, proferiu a palestra "Gestão jurídica de um clube de futebol – profissional ou passional?". Ele destacou que o funcionamento de um departamento jurídico de clube tem uma realidade muito diferente de escritórios e empresas. "Vive-se várias nuances do Direito, como o Civil, do Trabalho, Tributário e Desportivo", explicou.
Gustavo abordou, ainda, questões internacionais que envolvem a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), além dos trabalhos das assessorias para clubes, prestadas por escritórios e gerenciamento de contratos. O advogado destacou que é preciso ser profissional e deixar a paixão de torcedor de lado para trabalhar por um clube. "Assim como os jogadores mudam de time, os advogados trocam de departamento jurídico", brincou.
O evento continua nesta sexta-feira (4), no auditório Eli Alves Forte, a partir das 18 horas. Os temas dos paineis serão "Modelo de Governança do Futebol no Século XXI", com Pedro Trengrouse; "Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Futebol", com Manoel Medeiros Flores Junior; e "Arbitragem para solução de controvérsias no Futebol", Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira.
Clique aqui para ver a galeria de fotos do primeiro dia do evento. (Texto: Carolina Pessoni – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×