Teve início nesta segunda-feira (7) a 14ª edição do Minicurso para Advogados em Início de Carreira e Estagiários. A realização é da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da OAB-GO, por intermédio da Subcomissão de Capacitação Profissional com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da OABPrev.
A coordenadora da Subcomissão, Olga Fernandes de Moura Leite, falou sobre a promoção deste evento. "O minicurso é voltado para os advogados em início de carreira, estagiários e bacharéis em direito. Ele é muito importante porque visa inserir estes profissionais no exercício da profissão por meio da capacitação e qualificação. Este evento é um projeto da Subcomissão e já estamos na 14ª edição. O minicurso tem dado bons feedbacks e nós sempre aceitamos as sugestões dos participantes com o objetivo de sempre estar melhorando o evento".
O secretário-geral adjunto da OAB-DF e advogado, Juliano Costa Couto, ministrou debate sobre Como estimular e valorizar seus honorários advocatícios. "Eu entendo que os jovens advogados precisam muito ter técnicas, conhecimento e, às vezes, até noção de direito civil e comercial para negociar os honorários de forma que possam majorara-los, atender os anseios dos clientes e perpetuar na advocacia. Para isso vou falar sobre o cumprimento das normas do código de ética, em relação à celebração dos contratos e aos mesmo tempo vou destacar algumas dicas/sugestões de cláusulas que podem ser inseridas nos contratos de advocacia que permitem ao jovem advogado conseguir ter uma renda e também atender aos seus clientes. Tenho uma paixão pela advocacia e meu intuito é de ajudar os novos na carreira. Para mim é uma alegria estar aqui".
O presidente da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da Ordem goiana, Wanderson de Oliveira, falou sobre o objetivo do evento. "O minicurso é um evento da maior importância da CAJ para a OAB-GO que tem o propósito de trazer para o advogado em início de carreira questões éticas da advocacia, as prerrogativas, os contratos, o direito previdenciário e sobre o Processo Judicial Eletrônico que é o futuro da advocacia em todas as áreas do direito".
O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO, Frederico Augusto Auad de Gomes, comentou sobre a importância dessa realização. "É muito importante para os advogados em início de carreira e para os estagiários, pois dessa forma eles tomam conhecimento sobre os preceitos éticos e a forma como trabalha o TED e as demais comissões da Ordem".
"O minicurso é muito importante porque prepara os bacharéis de direito, os novos advogados e os estudantes sobre as questões das prerrogativas e do TED. Muito interessante porque as pessoas não dão tanto valor para esta questão quando na verdade ela é fundamental para o dia-a-dia para a atuação na advocacia. Entendo que o trabalho que a CAJ e a Subcomissão estão fazendo é um trabalho ímpar e está sendo muito bem recebido pela sociedade em geral", comenta o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-GO, Alexandre Ramos Caiado.
Nesta terça-feira (8) serão abordados os temas Honorários Advocatícios e Contratos e Direito do Consumidor e sua atual visão pelo STJ. Na quarta-feira (9) os temas tratados serão Captação Ética de Clientes na Advocacia, Processo Judicial Eletrônico e Direito Previdenciário Benefícios e Serviços da Previdência Social.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO