Uma gestão mais arrojada e inovadora, com o objetivo de dar ferramentas e proporcionar ao advogado condições de trabalho. Este é o mote do advogado José Carlos Ferreira de Araújo, presidente da subseção de Planaltina de Goiás.
“O desafio da advocacia do interior, inclusive no Entorno do Distrito Federal, é fazer com o que advogado veja a OAB sendo uma instituição indispensável para a administração da Justiça”, analisa.
Em seu primeiro ano como presidente, ele acredita que tem desafios importantes pela frente. Entre eles, reformar a sala dos advogados no Fórum. “Estamos com um plano de reestrutura o nosso espaço aqui com um novo design. É uma parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (Casag)”, adianta.
Para ele, observar gargalos que a advocacia sofre no dia-a-dia e unir os colegas de profissão são tarefas diárias. “Eu trabalho para ver a advocacia mais unida, e creio que já estamos mudando a mentalidade dos advogados aqui da região”, relata.
Segundo debate, advogados do Entorno do Distrito Federal tinham dificuldade em enxergar e perceber a presença da OAB no município. “Muitos estavam desacreditados aqui na subseção. Mas, com trabalho, acredito que com a nossa gestão já conseguiu mudar este tipo de percepção”, conta.
Entre os motivos que ele acredita que fizeram os advogados mudarem de opinião está na relação institucional com demais atores do sistema de Justiça. “Temos um diálogo bom com todas estas frentes, como Ministério Público, forças policiais, Tribunal de Justiça. Esta interlocução foi muito positiva. Hoje o advogado já percebe o nosso diálogo institucional e reflete o quanto foi benéfico para todos nós”, celebra.
Conforme analisa, neste triênio, José Carlos acredita que é importante uma aproximação constante com a seccional e a Casag. “Eu vejo um movimento, atualmente, que é diferente do que era visto antes. O interior é visto, os presidentes de subseções se comunicam com a seccional, e o somos ouvidos. Isto, no final das contas, faz toda a diferença para o advogado”.