O XXXII Colégio Estadual de Presidentes de Subseções da OAB-GO foi encerrado, na noite desta sexta-feira (8), pelo presidente Enil Henrique de Souza Filho, depois de um dia repleto de reuniões administrativas com presidentes das 45 subseções da entidade, diretores da Seccional, presidentes de comissões e conselheiros seccionais. Emocionado, o presidente agradeceu a presença de todos.
“Me comove estarmos juntos aqui, hoje, trocando ideias e experiências que somente engradecem a Ordem”, afirmou, reiterando seu compromisso com a valorização da advocacia goiana. “Nada resiste ao trabalho. Estamos trabalhando muito e é isso que mostra a força da nossa entidade”, comentou.
Durante a tarde, os participantes seguiram a pauta do colégio e discutiram, como previsto, a regulamentação da atuação de advogados de outras Seccionais em Goiás, a captação ilícita de clientes e o exercício ilegal da profissão. As ações da Comissão de Apoio ao Advogado do Interior, a luta da OAB-GO pela majoração e atualização da Unidade de Honorário Dativo (UHD) e a questão da reorganização judiciária com a reclassificação das comarcas também foram tratados e a diretoria da OAB-GO atendeu a demandas específicas separadamente, durante toda a tarde, conforme programação. Ainda durante a tarde, foram feitos o lançamento do hotsite Advogado Digital e da 2ª Edição do Prêmio Subseção Destaque.
Portal da Transparência
A programação destinou espaço especial para apresentação relativa ao Portal da Transparência, lançado em tempo recorde pela OAB-GO. O secretário-geral adjunto da seccional, Otávio Alves Forte, falou sobre a ferramenta, disponível no site da entidade. “A ideia do Portal é mostrar para a advocacia que a Ordem não tem o que esconder ou deixar de apresentar”, explicou Otávio. O secretário-geral adjunto frisou que a prestação de contas da instituição é feita de forma particular, conforme determina o provimento 101 do Conselho Federal da OAB. “Nós temos prazos e procedimentos próprios que devem ser e estão sendo cumpridos”, ressaltou.
Os objetivos do Portal da Transparência são oferecer as informações de maneira mais didática possível dentro das tecnicidades inerentes à parte financeira, contábil, fiscal e patrimonial da entidade; e publicar o máximo de dados possíveis e permitidos legalmente. O secretário-geral adjunto destacou que no Portal estão disponibilizadas todas as atas de sessões do conselho seccional, a partir de 2012. “Tudo o que é discutido e julgado, desde que não esteja em sigilo, está disponível para os advogados e sociedade.”
Acesse o Portal da Transparência da OAB-GO: www.oabgo.org.br/portaldatransparencia
Confira a seguir as notícias que foram divulgadas sobre o evento:
(Texto: Patrícia Papini e Carolina Pessoni – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)