O conselheiro federal e ex-diretor financeiro da OAB-GO, Roberto Serra da Silva Maia, tomou posse na vice-presidência da Comissão Nacional de Direitos Humanos.
O advogado criminalista foi designado em abril pelo presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, e pelo coordenador-geral da Comissão e Procuradorias do CFOAB, Felipe Sarmento Cordeiro, por meio da Portaria 106/2022.
Serra, que também ocupou a presidência da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO nos últimos seis anos, destacou como de suma importância a designação e posse para garantia dos Direitos da Pessoa Humana.
“Me sinto lisonjeado pelo convite de integrar a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB na condição de vice-presidente, certamente por conta do trabalho desenvolvido na Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO ao longo das duas últimas gestões. Agora, teremos a responsabilidade de, representando o estado de Goiás, de lutar pelos direitos humanos em um cenário nacional”, pontua.
De acordo com ele, os eixos iniciais da CNDH, definidos a partir do Relatório da Situação dos Direitos Humanos no Brasil e aprovado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos serão as pessoas afrodescendentes, as comunidades quilombolas, os povos indígenas, as mulheres, os trabalhadores rurais, camponeses e de imigração forçada, as pessoas em situação de rua e o sistema prisional.