Cezar Britto destaca responsabilidade social do advogado

01/09/2010 Evento, Notícias

Cerca de 200 pessoas assistiram à exposição do presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB, Cezar Britto, durante edição do serviço Terça-Prática da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da OAB-GO. O evento, realizado na noite desta terça-feira (31), na sede da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), foi transmitido, ao vivo, via internet, para seis subseções da Seccional: Anápolis, Anicuns, Piracanjuba, Mineiros, Goiás e Jataí.

Diretores da OAB-GO, presidentes e integrantes de comissões, conselheiros seccionais, diretores da ESA, alunos da Faculdade Sul-Americana (Fasam), da Universidade Paulista (Unip) e da Universidade Anhanguera de Anápolis assistiram à exposição. O presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, ressaltou a importância do evento para os futuros advogados. "O Terça-Prática é um excelente projeto desenvolvido pela CAJ, que traz excelentes profissionais para transmitir um pouco da sua experiência aos operadores do Direito de amanhã."

Henrique Tibúrcio enalteceu ainda o empenho da CAJ e da ESA-GO em transmitir a palestra para as subseções por meio da internet. "Temos trabalhado para que a OAB-GO se faça presente em todo lugar do Estado." Ao dizer isso o presidente da Seccional destacou que, agora, todos os estudantes de Direito poderão ter acesso a treinamentos que contribuam com a sua formação profissional.

Exposição

Cezar Britto, que é ex-presidente do Conselho Federal da OAB, conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB, vice-presidente do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem) e advogado militante na área trabalhista, expôs para os participantes do evento um pouco de sua carreira. Lembrou as dificuldades que teve quando começou a advogar, a importância da profissão para a sociedade e as lutas em que a OAB sempre esteve presente ao longo da história. "O advogado tem um papel social. É essa a compreensão que tenho desta grandiosa profissão e que toda sociedade brasileira também tem".

Fatos marcantes da trajetória profissional foram lembrados ainda pelo palestrante. "Tudo que somos é reflexo de uma caminhada. Somos um somatório de experiências adquiridas ao longo da vida", afirmou Cezar Britto, que ressaltou a importância de exercer o ofício com paixão. "O entusiasmo que temos que ter por uma causa não tem valor econômico. Não há nada mais importante e emocionante que devolver a dignidade de alguém que foi lesado em seu direito."

A professora Kelen Heloisa Rodrigues, que atua na área Tributária e Previdenciária e assistiu à palestra, considera fundamental que os alunos tenham acesso a esse tipo de exposição. "O palestrante nos enriqueceu muito e, de forma bem clara, ele destacou a importância da profissão. Foi uma palestra brilhante". O estudante do 4º período de Direito da Fasam Wellington José de Oliveira elogiou a apresentação e a iniciativa da Seccional. "Eventos como esTe trazem muitos benefícios para o futuro profissional."

Os alunos Geraldo dos Reis Tolentino Soares e Vilson Braga, ambos cursam o 9º período de Direito na Fasam, consideraram importantes para os futuros profissionais os fatos narrados por Cezar Britto. "Teoricamente, a palestra contribuiu muito, pois a abordagem abriu os olhos dos futuros advogados principalmente para a sua atuação", disse Geraldo dos Reis, que também considerou muito positiva a iniciativa da OAB-GO de promover eventos que contribuam para melhorar o conhecimento do advogado.