A Comissão Especial de Valorização da Mulher (CEVM) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realizou o seminário “Diálogos sobre Violência Obstétrica – o lado invisível do parto”. O evento foi realizado na última terça-feira (06/11), no auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e contou com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA).
Na oportunidade foram abordados mitos e verdades inerentes ao parto humanizado, o que é violência obstétrica, a função da doula, direitos da mulher e estratégia jurídica para as ocorrências. Além disso, foram oferecidas informações sobre a Lei da Política de Prevenção à Violência Obstétrica no Estado de Goiás (Lei nº 19.790/17).
A presidente da CEVM, Thaís Moraes de Sousa, explica que a OAB-GO vem realizando o enfrentamento a todo tipo de violência contra as mulheres e destacou que “é preciso avançar ainda mais, e continuaremos atuando junto à sociedade e ao poder público para que as políticas públicas efetivas sejam de fato implementadas”.
O deputado estadual Diego Sorgatto, autor da Lei nº 19.790/17, participou do evento e pontuou sobre os casos relatados. “É assustador o número de mulheres que sofrem com a violência obstétrica no nosso país. A cada quatro mulheres, pelo menos uma já passou por este transtorno, e mais da metade das mulheres não estão satisfeitas com o seu parto”.
Estiveram presentes também o diretor da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, Rodrigo Zaiden, advogados e advogadas, profissionais da saúde e sociedade em geral.