A Comissão Especial de Arbitragem (CEA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realizou o I Fórum de Valorização da Mediação e Arbitragem no Estado de Goiás, nesta terça-feira (24/09), na sede da OAB-GO.
O evento teve como objetivo promover a cultura de solução de conflitos por meio da arbitragem e discutiu a desjudicialização, que visa incentivar a solução de conflitos por meio de métodos extrajudiciais, como a arbitragem.
“O judiciário do Estado de Goiás leva de 80 a 100 mil ações por ano, e dessas, em torno de 40 mil também poderiam ser resolvidas através da arbitragem. O nosso objetivo é desafogar o judiciário e além disso, tratar esses conflitos e disputas com mais especialidade e celeridade para que o dinheiro circule melhor no mercado e todos possam crescer e se beneficiar disso”, comentou o presidente da CEA, Renan Santos Martins.
Renan Martins ressaltou ainda que a finalidade deste Fórum é de “expor ao mercado os benefícios da arbitragem e trabalhar com o empresariado a sua aplicação no dia-a-dia”.
O presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, ressaltou que “a união entre todos que atuam é importante para criar sinergia e mostrar que a arbitragem é boa para o empresariado goiano”. Ele acrescentou ainda que a advocacia precisa desenvolver uma estratégia para ampliar a confiança do empresariado nas câmaras de arbitragem de Goiás.
Estiveram presentes na reunião representantes da FIEG; do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-GO); do SECOVI; da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (ACIRV); da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG); da Associação Comercial e Industrial de Jataí (ACIJ); da Canmec; da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (CAMES); e da 10° Câmara de Conciliação e Arbitragem. Pela CEA, participaram o presidente, Renan Santos Martins; o vice-presidente, Alberto Vinícius Araújo Pequeno; a secretária, Rayenne Cristina Vieira e Silva; a secretária-adjunta, Marielly Ramos Guimarães, alem dos membros Daniel Felipe Oliveira Cruz e Eduardo Kleber.