A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Comissão de Direito de Trânsito (CDT) e com apoio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), promoveu, entre os dias 24 e 28 de março, a campanha “Mulheres no Trânsito: Respeito e Segurança!”. A iniciativa integrou as ações do Mês da Mulher e trouxe à tona o debate sobre a violência de gênero no contexto do trânsito.
A OAB-GO esteve representada pela presidente interina no mês de março, Talita Hayasaki; pela secretária-geral adjunta, Thaís Sena de Castro; e pela presidente da CMA, Ana Carollina Ribeiro. As organizadoras da campanha e integrantes da CDT também participaram ativamente: Eliane Nogueira (presidente), Jocasta Oliveira (vice-presidente) e Fabiana Chiareloto (vice-presidente do interior).
A campanha também reuniu autoridades e especialistas para ampliar a discussão sobre o tema, como a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Andreia Rezende; a promotora de Justiça da 7ª Promotoria de Goiânia, Alice de Almeida Freire; e o delegado da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (DICT) de Anápolis, Manoel Vanderic.
Os vídeos da campanha, divulgados no Instagram oficial da OAB-GO Comissões, trouxeram relatos de vítimas de violência no trânsito e alertaram sobre a importância do enfrentamento desse tipo de violência. (Clique aqui para acessar.)
Combate à violência
A presidente Eliane ressaltou que “a violência contra a mulher no trânsito é uma realidade que precisa ser enfrentada com medidas concretas e maior conscientização”.
Já a presidente da CMA enfatizou que “o combate a esse problema exige o envolvimento de toda a sociedade, para que nenhuma mulher se sinta desamparada ou silenciada”.
As comissões reforçam que a mobilização vai além do Mês da Mulher, e que a Seccional segue comprometida com a defesa dos direitos e da segurança das mulheres no trânsito.