CDPcD lança campanha por calçadas acessíveis

21/09/2017 Campanha, Notícias

A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPcD) da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO) promoveu o lançamento da campanha Calçada para Todos na manhã desta quinta-feira (21 de setembro), Praça Dr. Abrão Rassi, em frente ao Hospital Alberto Rassi – HGG. O ato foi comemorativo ao Dia Nacional de Luta pela Pessoa com Deficiência

A ação faz parte da campanha Setembro Verde, mês dedicado à luta pelos direitos da pessoa com deficiência promovido pela OAB e pretende contribuir com debates em torno da acessibilidade, inclusão social e empregabilidade da pessoa com deficiência.

O presidente da CDPcD, Hebert Batista Alves, ressaltou a necessidade por calçadas acessíveis em toda a capital goiana como instrumento de inclusão social. “A intenção da campanha é conscientizar a população que calçada acessível não é só para a pessoa com deficiência, mas todos com mobilidade reduzida, inclusive idosos. Luta-se muito pela inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, na educação e no lazer, mas precisamos pensar também nas formas como irá chegar ao emprego e à escola, por exemplo, e a primeira barreira que encontramos ao sair de casa é a calçada. Em qualquer ação que falarmos sobre inclusão, temos que falar sobre calçada acessível”, destacou.

O conselheiro seccional Juscimar Ribeiro representou a OAB-GO e parabenizou o trabalho realizado pela comissão e parceiros envolvidos. “A Ordem dos Advogados se mostra cada vez mais envolvida nessa campanha de cidadania. E a OAB com entidade civil representante da cidadania brasileira não poderia se furtar a apoiar esta luta”, declarou. 

A superintendente da Secretaria de Estado da Casa Civil, Meirinha do Valle, reforçou a necessidade de se pensar políticas públicas que envolvam a acessibilidade da pessoa com deficiência. “Essa necessidade é urgente e premente. Tenho certeza que muito conquistamo e muito ainda há a conquistar. Tenho certeza que se dermos as mãos e os corações, iremos chegar lá”, afirmou.

Alessandro Andrade, diretor administrativo do HGG, destacou o trabalho realizado para garantir com que as calçadas ao redor do hospital sejam completamente acessíveis. “O Idtech não tem medido esforços para atender a legislação. Essa calçada da praça é a primeira de Goiânia completamente acessível”, ressaltou.

Maria Clara Carvalho, secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, acrescentou que quem está em cadeira de rodas percebe todas as dificuldades de mobilidade. “A luta é grande e o que a gente sente é o desejo ter uma sociedade digna para todos. Estamos aqui para defender nossa sociedade, nossos direitos e precisamos sentir que se fizermos um pouco, vamos favorecer todo mundo”, exaltou.

O presidente do Sindilojas, José Carlos Palma, evidenciou a importância da campanha e das parcerias para ampliar a consciência por condições de acessibilidade. “O setor do comércio pode ajudar com a conscientização necessária por calçadas acessíveis”, disse.

O evento foi encerrado com um convite do presidente da CDPcD para que os presentes vivenciassem a experiência de trafegar por uma calçada acessível e em seguida por um trajeto sem as condições ideais de mobilidade, com objetivo de perceber as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Estiveram presentes Giovana Jacominin, analista técnica do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO); Antônio de Pádua Teixieira, assessor técnico do CREA-GO; Maximiliano Braga Godoy, ouvidoria fiscal do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CEDDGO; José Carlos Palma, presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás – Sindilojas; Lúcio Dias Nascimento, coordenador administrativo do Idtech; William Velozo, gerente de políticas públicas da Secretaria Cidadã; Alessandro Purcino Andrade, diretor administrativo do HGG; José Cláudio Romero, diretor geral do HGG; Rosemary Freitas Vale, superintendente da Secretaria de Estado da Casa Civil, Maria Clara Carvalho, secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Antônio José Ferreira, superintendente de direito da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas; Marcelo Matias, assessoria jurídico do Idtech e membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor (CDTS) da OAB-GO; Associação dos Deficientes Visuais; Centro Estadual de Apoio ao Deficiente.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×