A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPCD) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) celebra neste 3 de dezembro o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data instituída pela ONU em 1992 com objetivo de conscientizar a população a respeito da importância de assegurar melhor qualidade de vida a todas as pessoas com deficiência ao redor do planeta.
O presidente da CDPCD, Diego Magalhães, pontua que, desde a década de 1980, alguns avanços podem ser considerados, no entanto, ainda há o que corrigir. “Que este dia seja símbolo de nossas lutas íntimas diárias e em conjunto por garantia, respeito e conquistas por Direitos”.
“Que nesta data, nosso movimento se fortaleça para combater impropriedades e desmantelos daqueles que desconhecem a realidade da Pessoa com Deficiência”, completou eo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência seja mais um momento de nos preencher com ânimo e força para as provações presentes e futuras”, completou.
Desde 2016, a OAB-GO instituiu a campanha Setembro Verde que durante todo o mês realiza ações em prol da conscientização da sociedade pelos direitos da pessoa com deficiência. Discussões sobre acessibilidade no transporte público, inclusão no sistema de ensino, aplicação de multa moral a quem desrespeita leis de trânsito e os direitos da pessoa com deficiência, entre outras, foram iniciativas da OAB-GO, por meio da CDPCD, que estimulam o debate e promovem visibilidade à causa.