A vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas (CDP) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Márcia Póvoa, e o secretário-geral, Kleyton Carneiro Caetano, ministraram, na manhã desta terça-feira (12), palestra sobre “Violação de Prerrogativas dos Advogados”, na Faculdade Cambury, em Goiânia. O evento foi destinado a estudantes de Direito e reuniu alunos dos 6º, 7º e 9º períodos.
Márcia Póvoa comenta que a OAB-GO, por meio da CDP, tem sido convidada por diversas instituições para ministrar palestras de conscientização contra violações de prerrogativas. “Acreditamos que medidas socioeducativas e mediante informações podemos conscientizar e evitar violações de prerrogativas dos advogados”, afirma.
O secretário geral da CDP, Kleyton Carneiro, comenta que o evento mostra o compromisso da Ordem com os estudantes de Direito. “Os futuros advogados devem ter conhecimento para poderem exigir seus direitos e prerrogativas”, comenta.
A vice-presidente destaca que se ensinada a disciplina de “Prerrogativa dos Advogados” aos estudantes e estagiários, estes irão desempenhar um melhor papel em seu exercício profissional. “Sem prerrogativas respeitadas não há justiça, sem justiça a sociedade fica desamparada e a insegurança jurídica será uma doença incurável”, acrescenta.
Segundo ela a discussão do tema incentiva os futuros profissionais a lutarem e exigirem de maneira ética e moral os direitos da classe. “Acreditamos veementemente que se for ensinado sobre as prerrogativas evitaremos as futuras e constantes reclamações”, relata Márcia.
Kleyton afirma que OAB-GO tem as portas abertas para levar o conhecimento e respeito das prerrogativas da advocacia. “Isso demonstra a importância do assunto, tanto para estudantes, futuros advogados e futuros operadores do direito”.