A Secretária-geral da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB-GO, Luciana Silva Kawano, e o membro da comissão Egídio Alves da Silva participaram, nesta quinta-feira (18), de um simpósio em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O evento foi realizado no Auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel.
De acordo com o deputado, a Assembleia deve legislar, mas também tem que cumprir as aplicações das leis. “Temos que estar atentos, principalmente divulgar, cobrar um trabalho da sociedade em parceria com as entidades públicas.” Virmondes destacou que o objetivo dessas parcerias é conscientizar de situações que acontecem no Estado, no País e no mundo com agressões que acontecem contra o idoso.
O parlamentar defende ainda a busca por oportunidades, para fortalecer, no Estado, a Delegacia Estadual do Idoso e também pensar em oportunidades para o idoso, inclusive no mercado de trabalho.
Luciana Kawano destacou que a OAB-GO, por meio da Comissão de Direitos Humanos, está em constante atenção aos direitos dos idosos, promovendo campanhas de valorização, conscientização e prevenção à violência, realizando inspeções em instituições para averiguar se o Estatuto do Idoso é cumprido, acompanhando casos de abandono e violência contra o idoso, e cobrando das autoridades que as políticas públicas voltadas para o idoso sejam realizadas. “Infelizmente o idoso hoje precisa ser resgatado novamente pela sociedade”, destacou.
(Texto: Carolina Pessoni ? Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO, com informações do Portal da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás)