Casag incentiva doação de sangue nas férias

15/07/2016 Campanha, Notícias
Em época de férias os bancos de sangue deixam de receber entre 30% e 40% de doações e os estoques, que já estão baixos, tendem a cair ainda mais com o maior volume de pessoas viajando. Com objetivo de estimular a doação nessa época em que os estoques entram em estado crítico, a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), lança a campanha Casag Solidária. A meta é ajudar a reverter este quadro.
Hoje, a situação já é crítica e tende a piorar, diz o diretor administrativo do Hemocentro de Goiás (Hemogo), Arione de Paula. Os estoques da entidade estão com apenas 10% de sua capacidade – apenas 150 bolsas em média. A entidade tem capacidade para receber 250 doadores por dia, mas recebe apenas 90. Esse número tende a cair ainda mais nos próximos dias.
O presidente da entidade, Rodolfo Otávio Mota, também ressalta que nesse período de férias há uma queda considerável no volume de doações de sangue. Em contrapartida, com um número maior de veículos nas estradas, aumenta-se também o número de acidentes, gerando maior demanda por sangue. “A campanha da Casag é uma forma da advocacia devolver o reconhecimento que a sociedade deposita na instituição. Além disso, doar sangue é um gesto de carinho, de amor ao próximo e que pode salvar vidas”, diz Rodolfo.
Para a secretária-geral da Casag, e presidente da Comissão do Direito Médico, Sanitário e de Defesa da Saúde, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/GO), Ana Lúcia Amorin Boaventura, é importante mobilizar toda a advocacia para uma ação tão importante para toda a sociedade. “Conclamamos toda a sociedade para participar dessa campanha não só porque o período exige mais doações, mas para atender àquelas pessoas que precisam com frequência, como portadores de leucemia”.
Hoje, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de 1% da população- é importante lembrar que, mesmo sendo um período de férias, o atendimento nos hospitais não para. Nessa época, há ainda o aumento do fluxo de veículos nas estradas e, em consequência, o número de acidentes, alguns graves, com as vítimas precisando de transfusão sanguínea.
Segundo dados do Hemocentro, uma bolsa de sangue pode ser dividida em até quatro componentes, que podem ir para quatro pessoas diferentes. Os componentes são distribuídos aos hospitais para atender casos de emergência e pacientes internados. A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco.

Quem pode doar
As pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.
O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não ter fumado antes da doação e não estar de jejum. No dia da doação, levar documento de identidade com foto. Homens podem doar sangue a cada 60 dias (máximo de quatro doações nos últimos 12 meses) e mulheres a cada 90 dias (máximo de três doações nos últimos 12 meses).

Onde doar:
•             Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo)
•             Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol)
•             Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa)
•             Hospital de Urgências de Anápolis (Huana)
•             Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin)
•             E mais de 100 outras unidades de saúde públicas de todo o estado
Texto:  Assessoria de Imprensa Casag
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×