Foi lançado oficialmente, na última sexta-feira, 5, o OAB-PREV/GO, o fundo de pensão dos advogados goianos, multipatrocinado pela OAB-GO e pela CASAG. A solenidade aconteceu durante o XV Colégio Estadual de Presidentes de Subseções da OAB-GO,
De acordo com o presidente do OAB-PREV/GO, Antônio Heli de Oliveira, o fundo veio para garantir um futuro digno para o advogado goiano e sua família. Os associados do IASAG serão visitados em seus escritórios e suas residências por representantes do fundo para fazerem a migração para o OAB-PREV.
Antônio Heli ressalta que o OAB-PREV já foi implantado
Ao participante:
Aposentadoria programada
Aposentadoria diferida
Aposentadoria por invalidez
Abono anual (13º), ou seja, recebimento de uma mensalidade a mais em dezembro.
Ao beneficiário:
Pensão por morte do participante ativo
Pensão por morte do participante assistido
Abono anual
Vantagens do novo modelo:
Segundo estudo feito pela Secretaria da Previdência Complementar disponível no site do Ministério da Previdência a previdência complementar privada somente é vantajosa para quem não pertence a uma classe e não tem como aderir a um plano fechado. A Previdência Fechada, além de ser muito mais rentável para participante, oferece ais transparência e garantias. Dentre elas:
– Finalidade não lucrativa;
– Tábuas de mortalidade mais realistas;
– Baixas taxas de administração (carregamento) do plano;
– Menores taxas de gestão;
– Repasse integral da rentabilidade líquida das operações (tanto na fase de contribuição, quanto na de recebimento)
– Incentivos fiscais: O participante pode reduzir até 12% da renda bruta anual, enquanto os ganhos de capital (rentabilidade obtida) são isentos de tributação.
– Segurança: rígida prestação de contas ao órgão regulador Secretaria da Previdência Complementar, bem como sua constante fiscalização e do Conselho Federal da OAB.
– Gestão de fundo feita por Gestores Independentes (GAP) de São Paulo e Mercatto de Santa Catarina, que obedecerão a política de investimentos, elaborada e aprovada pela diretoria e dentro da Resolução 3121.
– Banco custoidante: Itaú, que liquidará as operações efetuadas pelos gestores independentes somente se estiverem de acordo com a política de investimentos, aprovada pelo OABPREV-GO
– Participação direta e absoluta dos participantes da entidade na administração do plano.
– Transparência total: acompanhamento 24 horas do plano pelo site www.oabprevgo.org.br