Candidatos ao governo destacam papel da OAB nas eleições

01/08/2006 Antiga, Notícias

 


Candidatos ao governo de Goiás que participaram do debate em Anápolis destacaram o papel da OAB no fortalecimento da democracia. Elias Vaz (PSol), Demóstenes Torres (PFL), Edward Júnior (PSDC), Maguito Vilela (PMDB), Osvaldo Pereira (PSL) e Barbosa Neto (PSB) debateram suas propostas durante o evento realizado pela subseção de Anápolis em parceria com a seccional, nesta segunda-feira, 31, no auditório do Tribunal do Júri, no Fórum.


O debate, mediado pelo presidente da TV comunitária de Anápolis, Henrique Morgantini, e pelo presidente da subseção, Jeovah Júnior, foi transmitido ao vivo pelo Canal 14 (Canal Comunitário de Anápolis) e fez parte da programação da OAB local para comemorar os 99 anos de Anápolis. Somente o candidato Alcides Rodrigues não compareceu. Por meio de sua assessoria, disse que não foi possível estar presente “devido a compromissos previamente agendados e inadiáveis”.


 Antes do debate, a OAB de Anápolis entregou a cada candidato uma cópia da carta elaborada pela subseção, em parceria com outras 32 entidades, com as principais reivindicações do município nas áreas da educação, meio ambiente, infra-estrutura, segurança, lazer e direitos humanos. Cada governadoriável foi convidado a assinar o compromisso para atender as reivindicações, caso eleito. A carta elaborada faz parte do movimento “Por Anápolis”, criado para apresentar as prioridades do município, segundo visão das entidades de classe, associações e OAB.


O presidente da OAB-GO, Miguel Ângelo Cançado, e o juiz eleitoral de Anápolis, Adriano Linhares, foram as autoridades escolhidas para abrir o debate. O presidente da seccional questionou os candidatos sobre suas propostas em relação ao alto custo da taxa judiciária, ao pagamento dos honorários dos advogados dativos e quanto à implantação da Defensoria Pública. Por sua vez, o juiz eleitoral perguntou qual a proposta de cada candidato para combater a criminalidade.


Foram três horas de debate. O auditório do Tribunal do Júri recebeu assessores, advogados, candidatos a vagas na Câmara Federal, no Senado e a vice-governador, além de populares e a imprensa.  O programa foi dividido em quatro blocos. Durante todo este tempo, os candidatos ao governo de Goiás responderam questões sobre segurança, educação, movimento sem-terra, entre vários temas. Foram questionados por jornalistas de Anápolis e tiveram oportunidade de perguntar para outros candidatos.


 Ao final, os candidatos participantes elogiaram a iniciativa da OAB. Para Elias Vaz, a OAB assumiu sua posição de cidadania. “Se as principais subseções fizessem este tipo de evento, a população ganharia”, ressaltou. “Mais uma vez a OAB cumpre seu papel na história”. Demóstenes Torres destacou que a OAB é uma instituição de credibilidade e sempre esteve nas lutas democráticas. “Quem ganha com um evento como este é a sociedade que tem a oportunidade conhecer as propostas dos candidatos”, disse. Edward Júnior afirmou que o evento organizado pela Instituição é essencial para discussão dos problemas de Goiás.


Barbosa Neto ressaltou que a OAB-GO é um exemplo. “Todos os candidatos que estão aqui respeitam a Instituição que ajuda a dar transparência ao processo político”, disse. “O Direito é para todos”. O candidato Maguito Vilela lembrou que a OAB sempre esteve presente na defesa da ética na política e do Estado Democrático de Direito. “Promovendo este debate, se mostra presente e atenta ao processo eleitoral e, com o debate, a OAB organiza uma forma para que os candidatos mostrem suas idéias”. O candidato Osvaldo Pereira agradeceu a OAB pela realização do debate. “Um evento como este mostra o que cada candidato pretende fazer e o povo está atento”.


 Além do presidente da seccional, acompanharam todo o debate o secretário geral Henrique Tibúrcio Peña, a secretária geral adjunta, Wanderli Fernandes, o diretor tesoureiro, João Bezerra Cavalcante, o vice-presidente da Credijur, Antônio Heli de Oliveira e a advogada Symone Calil Cançado. O conselheiro Talmon Pinheiro Lima também esteve presente. Wanderli parabenizou a subseção pela iniciativa pioneira e João Bezerra explicou que a OAB cumpre seu papel na medida em que mostra quem está melhor preparado para governar Goiás. Para Henrique Tibúrcio, a Ordem dos Advogados do Brasil é parceira da população ao mostrar a importância do voto consciente por meio de exposição de idéias.


 Miguel Ângelo Cançado lembra que a história da OAB envolve lutas pela liberdade, Direito, Justiça, cidadania e democracia. “A OAB é uma das principais fontes de vanguarda da defesa social”.  Ele diz que, pelo seu papel histórico, a OAB continua a ser a principal referência da sociedade. “Usamos este prestígio para promoção de campanhas pela ética, pelo combate à corrupção eleitoral e em eventos como este que colabora para o esclarecimento político”. O presidente afirma ainda que a OAB é uma entidade suprapartidária e trabalha pela defesa intransigente dos direitos humanos, na defesa dos princípios constitucionais e do estado democrático de direito.


 


01/08 – 10h


 


 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×