A Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) visitou, na tarde do último dia 4 de fevereiro, o Instituto de Educação de Goiás (IEG), no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia, que desde 12 de dezembro é ocupado por estudantes secundaristas contrários à implantação das Organizações Sociais (OSs) na educação.
Segundo o vice-presidente da Comissão, Márcio Souza, a principal motivação para a visita foi conhecer a opinião dos estudantes. “Eles nos informaram que não receberam visita de qualquer representante de partidos políticos ou qualquer sindicato e que a ocupação era de iniciativa deles”, conta.
Souza destaca que as principais preocupações dos alunos estavam na condução da gestão pelas OSs, na militarização das unidades escolares, além do impasse nas negociações e diálogo com o governo estadual.
A integrante da CAJ e ex-aluna do IEG, Ana Júlia Reges, dialogou com os alunos sobre a educação oferecida e as mudanças que os jovens consideram primordiais para um ensino público de qualidade. “Os ocupantes nos contaram que, embora a estrutura da escola seja boa – contando com três piscinas olímpicas, três quadras de esporte, estúdio de balé e banda tradicional – parte dela está sucateada por falta de manutenção”, diz.
O presidente da CAJ, Henrique Alves, destacou que as opiniões dos alunos serão levadas ao debate e que a comissão discutirá o tema junto a representantes do governo. (Texto: Maria Amélia Saad – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)