A Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da OAB-GO promoveu, nesta terça-feira (13), o II Bate-papo com o Judiciário, na Sala de Sessões da sede da seccional. O evento também é realizado pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-GO, pela Subcomissão de Acompanhamento Forense da CAJ e tem patrocínio do Br-Offices.
O coordenador da subcomissão, Paulo Felipe Souza, explica o objetivo do bate-papo. "A finalidade é justamente promover uma aproximação entre os jovens advogados e o Poder Judiciário. Fundamentado nessa ideia, nós organizamos um evento para que houvesse menos formalidade. Ao invés de chegar um ofício até a mesa do diretor do foro ou do presidente do TJ, fizemos com que eles viessem até aqui na Ordem debater e dialogar".
Sobre a importância do evento Paulo diz ser é um momento fantástico. "É a oportunidade que nós temos para escutar o outro lado, discutir os projetos, bem como dar ideias, sugestões e criticas. Acredito que esta troca de opiniões é benéfica para ambas as partes. Todos saem ganhando com este evento".
Neste encontro, o palestrante e diretor do Foro da comarca de Goiânia, Átila Naves Amaral, discorreu sobre alguns aspectos do judiciário goiano. "Em Goiânia, principalmente, temos diversos gargalos que temos tentando solucionar, pois a comarca da capital é muito complexa", afirma.
Um dos pontos debatidos foi a respeito do Processo Judicial Digital (Projudi). Para Átila na informática não tem como criar um padrão. "Nesta época que vivemos é complicado criar um modelo, porque em um mês o processo é moderno no outro já não é mais", esclarece. "Contudo, nosso maior problema é o cível, pois hoje existem apenas doze varas cíveis, sendo que esta é a mesma estrutura existente nos anos 90. Dessa forma, é evidente a necessidade de ampliação”, explica Átila.
Ao questionado sobre o comportamento de superioridade de alguns juízes, promotores e desembargadores em relação aos advogados Átila afirma que antes de ser juiz é advogado e é importante sempre ter isso em mente. Além de deixar bem claro que não admite tais atitudes.
Estiveram presentes à reunião o secretário-geral da OAB-GO, Júlio César Meirelles; a vice-presidente da CAJ da OAB-GO, Lorena Moura Escher, o presidente da CAJ da subseção de Cristalina, Samuel Bispo e o presidente da Comissão de Acompanhamento Forense, Mauracy Andrade de Freitas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO