Audiência Pública na Assembleia Legislativa debate piso salarial dos advogados

16/10/2015 Evento, Notícias
A OAB-GO, por meio da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) e Comissão de Sociedade de Advogados, participou da segunda audiência pública promovida pelo Sindicato dos Advogados do Estado de Goiás (Saeg) para discussão do piso salarial da categoria. O evento foi realizado na noite desta quinta-feira (15), no auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
O secretário-geral adjunto da OAB-GO, Otávio Alves Forte, representou a seccional no evento e destacou a importância de fazer um amplo debate sobre o tema, que é discutido nacionalmente. "O projeto a ser aprovado tem que ser o que atende melhor e dá mais segurança jurídica a empregado e empregador. Não há regulamentação e muitas vezes o advogado acaba sendo explorado. A discussão maior é definir esse valor para que atenda as necessidades do advogado e também do empregador", destacou.
O presidente do Saeg, Francisco Sena, afirmou que o piso salarial é uma forma de valorização do profissional e que as audiências públicas querem ouvir a classe. "O Saeg será um balizador. Precisamos ouvir os advogados que trabalham em escritórios, empresas e no interior, para conhecermos as diferentes realidades e não propormos um piso que provoque demissões."
Deputado estadual de Goiás e propositor da audiência pública, o advogado Virmondes Cruvinel Filho, ressaltou que é preciso reconhecer o valor da advocacia e que fará o diálogo na Assembleia e nos órgãos competentes, como a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). "Precisamos discutir esta questão para não termos mais situações de advogados recebendo menos de um salário mínimo. O primeiro passo foi dado na própria OAB-GO, hoje estamos na segunda etapa desse caminho a ser percorrido", destacou.
Entre os principais assuntos discutidos estavam o teletrabalho; diferença entre o trabalho do advogado do interior e da capital; diferenciação na remuneração entre advogados, bacharéis e estagiários; escalonamento do piso por tamanho de escritório, tempo de carreira e de inscrição do profissional; e o pagamento por carga horária e demanda. (Texto: Carolina Pessoni – Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×