Artigo: OAB, casa do advogado, escudo da sociedade

27/01/2010 Artigo, Notícias

O artigo "OAB, casa do advogado, escudo da sociedade", de autoria do presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, foi publicado na edição desta quarta-feira (27) do jornal Diário da Manhã.

Na noite desta quarta-feira, eu, juntamente com os demais novos diretores e conselheiros da Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil, além da Caixa de Assistência, seremos diplomados. Sob a batuta do presidente do Conselho Federal, Cezar Britto, e testemunhados por advogados, autoridades políticas e membros da sociedade civil que comparecerem ao Centro de Cultura, Esporte e Lazer.

A nossa missão não começa agora. Por questões regimentais, no final de dezembro recebi o cargo do então presidente Miguel Cançado, eleito conselheiro federal e, agora, prestes a ser escolhido tesoureiro do Conselho Federal. Os conselheiros também já tomaram posse e já estão atuando. A Ordem não para nem mesmo em um mês tipicamente de férias.

Mobilizamos, desde a última semana, todos os nossos inscritos para que colaborem com a campanha S. O. S. Haiti, gerida em Goiás pelo governo estadual e encampada também pela OAB. As 38 subseções, além do CEL e unidades na capital, estão envolvidos. Assim será a nossa atuação ao longo dos próximos três anos: ininterrupta e irrestrita.

Ininterrupta porque não cessaremos um instante sequer, mesmo que isso nos cause fadiga ou desgaste. Irrestrita porque cuidamos sim das questões corporativas, mas não somente. Ouvimos todos os clamores que levantam do seio da sociedade e não nos silenciamos diante deles.

Foi assim no regime de exceção ou, mais recentemente, no impeachment que depôs o então presidente Fernando Collor de Mello. Será assim em todas as questões que envolvam os municípios onde estamos inseridos, nosso Estado e o País.

Sou advogado desde 1993. Nesse ínterim, além de vivenciar as dificuldades da profissão, sempre militei nos quadros da instituição. Ora conselheiro seccional, ora secretário-geral, ora vice-presidente. Agora, na condição de presidente da OAB-GO, renovo minha humildade e honra por assumir a mais próspera seccional da OAB.

Conclamo que todos os que professam a advocacia em nosso Estado participem da instituição. As várias comissões existem justamente para agregar todos os advogados conforme perfis de atuação profissional e/ou de vocação pessoal.

Da minha parte, adianto que não ficarei quieto nem calado quando atentarem contra os direitos dos advogados. Antes disso, não esperaremos sermos provocados para agirmos pela garantia das prerrogativas que constitucionalmente regem a nossa profissão.

Em torno da nossa categoria resplandece o clamor da sociedade. Dela temos a procuração para atuarmos em nome da democracia. Assim, a nossa voz, a voz da advocacia, ecoará por onde houver sede da nossa presença. A OAB-GO se manterá como a casa do advogado goiano e como o escudo da sociedade.