Anderson Máximo toma posse como desembargador do TJGO

28/11/2020 Notícias, Posse

O advogado Anderson Máximo de Holanda tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) na vaga destinada ao Quinto Constitucional da advocacia. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira (27 de novembro), no Pleno do TJGO. 

Em discurso, Anderson firmou o compromisso em “zelar pelo o que é correto e justo, garantir o diálogo aberto e irrestrito, além de pugnar pelo efetivo cumprimento da justiça”. Reforçou que sua atuação será pautada no espírito republicano, na ética e inteligência, de modo a corresponder aos anseios da coletividade, fortalecendo o Judiciário goiano.

“Sem jamais esquecer as minhas raízes, reitero que o grande compromisso é pela conciliação, acessibilidade de todos e posição de porta voz da cidadania”, frisou.

O presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, sublinhou que a admissão do advogado ao Tribunal representa “a grande comunhão entre os dois sacerdócios – advocacia e magistratura – que se complementam na busca do ideal da justiça”. 

“A OAB entrega a esta respeitável Corte um de seus melhores quadros. Com sólida formação acadêmica e humana, o empossado desembargador satisfaz com sobras os requisitos do notável saber jurídico e reputação ilibada. Tenho certeza que contribuirá para elevar o nome e a respeitabilidade do nosso Tribunal de Justiça de Goiás”.

O presidente do TJGO, Walter Carlos Lemes, afirmou que “o ato solene de posse renova as esperanças em meio aos tempos difíceis que a sociedade enfrenta”, referindo-se às mudanças de paradigmas provocadas pela pandemia da covid-19.

Boas-vindas

O desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto, também oriundo do quinto constitucional da advocacia, saudou e deu as boas-vindas ao empossado. “Cumprimento-o pela brilhante e vitoriosa carreira e como cidadão de moral ilibada. Temos certeza da sua capacidade jurídica, integridade moral e compromisso público para mantermos a alta produtividade do judiciário goiano”.

O procurador-geral de Justiça, Ailton Flávio Vecchi, também destacou o momento de desafios advindos com a pandemia e o esforço do sistema de justiça em se manter conectado às demandas da sociedade. “Anderson ingressa nessa Corte com ânimo de quem conhecendo a justiça fará de seu mister uma ponte segura para que seja sempre alcançado o justo.”

Escolha

Na sessão de formação da lista sêxtupla realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), no dia 28 de outubro, Anderson recebeu 48 dos 49 votos possíveis. Em seguida, recebeu 19 votos no TJGO por ocasião da formação da lista tríplice, em sessão no dia 16 de novembro. Na mesma data, foi nomeado pelo governador Ronaldo Caiado. 

Perfil

Anderson Máximo de Holanda, de 46 anos, é advogado, procurador do Estado, ex-procurador-geral de Goiás, ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/GO 2016-2018 e ex-secretário da Casa Civil do governo Ronaldo Caiado.

Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás, instituição onde se especializou em direito constitucional e direito do trabalho. Já exerceu a função de Assessor Jurídico do Contencioso da Procuradoria-Geral do Município de Goiânia, tendo sido ainda Chefe do Contencioso Tributário da Procuradoria-Geral do Município de Anápolis – GO.

Em 2009, Máximo chegou ao posto de Procurador-Geral do Estado, durante o governo de Alcides Rodrigues, onde permaneceu até 2010.

Também chefiou a Advocacia Setorial da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás e Secretaria de Contratos, Convênios e Projetos Institucionais da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e integrou os Conselhos de Administração da Celg e Saneago, exercendo posteriormente os cargos de presidente da CIPA.

Em janeiro de 2019, assumiu a chefia da Casa Civil do governo de Ronaldo Caiado, de onde saiu no último dia 22 para concorrer ao cargo de desembargador.

 

Fotos: Leoiran e Wagner Soares 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
×